INICIATIVAS DE RESGATE E APOIO EM MATEMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO

EXPERIÊNCIAS DO PROJETO GAMA

Palavras-chave: Ensino remoto. Vídeos pedagógicos. Ensino de matemática. Aprendizagem autorregulada. Cálculo diferencial e integral.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo descrever quais ações foram realizados pelo GAMA – Grupo de Apoio em Matemática – ao longo do período de aulas remotas da UFPel e compreender se/como as novas propostas de mediação pedagógica foram percebidas por estudantes, bolsistas e professores que participaram das atividades do projeto nesse período. As restrições impostas, a impossibilidade de encontros presenciais e a inserção das Tecnologias Digitais como principal forma de mediação pedagógica representaram um desafio importante, mas também inauguraram novas possibilidades e oportunizaram alcançar estudantes que, de outra forma, não seriam apoiados pelo GAMA. Entre as principais atividades desenvolvidas, encontram-se a produção de cerca de 200 vídeos pedagógicos (versando sobre conteúdos de Matemática Elementar, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Geometria Analítica), monitorias e cursos e oficinas de Aprendizagem Autorregulada, no formato on-line. Conclui-se que o GAMA precisou repensar a sua prática e desenvolver novos saberes, os quais, por sua vez, fomentaram novas abordagens, presenciais e/ou híbridas, no retorno das atividades presenciais do projeto.

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Biografia do Autor

Cicero Nachtigall, Universidade Federal de Pelotas

Possui Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2020), Doutorado em Matemática na Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Pelotas e cursa Doutorado em Educação nesta instituição. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática - Noturno no período de 2014 a 2016, o projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica - Iniciação ao Cálculo no período de 2012 a 2015, o projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática no período de 2015 a 2021 e desde 2021 coordena o projeto LEIAA: Laboratório de Estudos e Investigações em Aprendizagem Autorregulada da UFPel.

Rejane Pergher, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Bacharelado Em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Matemática Aplicada e na área de ensino de matemática.

Luciana Chimendes Cabrera, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado (2003) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), na área de Teoria de Transporte de Partículas, principalmente nos seguintes temas: problemas multidimensionais de transporte, dinâmica de gases rarefeitos, método de ordenadas discretas, métodos determinísticos e equações cinéticas. É professora adjunta do Instituto de Física e Matemática, na Universidade Federal de Pelotas, onde atua desde 2010 e, atualmente, é coordenadora do Curso de Licenciatura e m Matemática a Distância UAB/UFPEL.

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Publicado
2024-06-25
Seção
Artigos