INICIATIVAS DE RESGATE E APOIO EM MATEMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO
EXPERIÊNCIAS DO PROJETO GAMA
Resumo
Este trabalho tem por objetivo descrever quais ações foram realizados pelo GAMA – Grupo de Apoio em Matemática – ao longo do período de aulas remotas da UFPel e compreender se/como as novas propostas de mediação pedagógica foram percebidas por estudantes, bolsistas e professores que participaram das atividades do projeto nesse período. As restrições impostas, a impossibilidade de encontros presenciais e a inserção das Tecnologias Digitais como principal forma de mediação pedagógica representaram um desafio importante, mas também inauguraram novas possibilidades e oportunizaram alcançar estudantes que, de outra forma, não seriam apoiados pelo GAMA. Entre as principais atividades desenvolvidas, encontram-se a produção de cerca de 200 vídeos pedagógicos (versando sobre conteúdos de Matemática Elementar, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Geometria Analítica), monitorias e cursos e oficinas de Aprendizagem Autorregulada, no formato on-line. Conclui-se que o GAMA precisou repensar a sua prática e desenvolver novos saberes, os quais, por sua vez, fomentaram novas abordagens, presenciais e/ou híbridas, no retorno das atividades presenciais do projeto.
Downloads
Referências
BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
FLORES, J. B. Monitoria de cálculo e processo de aprendizagem: perspectivas à luz da sociointeratividade e da teoria dos três mundos da matemática. 2018. 226f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2018.
GÓES, N. M.; BORUCHOVITCH, E. Estratégias de Aprendizagem: Como promovê-las? Petrópolis: Vozes, 2020.
KAMPFF, A. J. C. Engagement estudantil e percursos formativos no ensino superior. In: ZABALSA, M. B.; MENTGES, M; VITÓRIA, M. I. C. (Orgs.) Engagement na Educação Superior. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 85-98.
LUCAS, L. M.; MOITA, F. M. G. S. C. Ensino Remoto Emergencial (ERE): impactos na prática pedagógica durante a Covid-19. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, Ed. Esp. Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e143320, 2020.
MIRANDA, C. A. G. R.; PRANKE, A.; NACHTIGALL, C.; MOREIRA, R. O.; PERGHER, R. A promoção da aprendizagem autorregulada: reflexões acerca de uma experiência remota no projeto GAMA. CONJECTURAS, v. 22, p. 440-455, 2022.
NACHTIGALL, C.; ALVES, R.S. O uso da sala de aula invertida no ensino superior: preenchendo lacunas em conteúdos de matemática elementar. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 309-336, 2021.
NACHTIGALL, C.; DOMINGUES, A. M. B.; FREITAS, S.; ALVES, R. S. Um estudo comparativo acerca da eficácia da sala de aula invertida nas disciplinas de Cálculo e Análise Real. Revista Prociências, v. 3, n. 2, p. 77-89, 2020.
NACHTIGALL, C.; SILVA, P. T.; PERGHER, R.; BECKER, S, L. S. Enfrentamento à evasão na UFPel: uma análise comparativa e longitudinal da atuação do projeto GAMA. Revista Prociências, v. 2, n. 1, julho, p. 1-12, 2019.
NACHTIGALL, C.; PERGHER, R. A interação entre pares e a aprendizagem em Cálculo: Experiências no projeto GAMA/UFPel. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 62430-62440, 2020.
NACHTIGALL, C; CAMPELO, H. D.; SILVA, P. T.; PERGHER, R. O uso de tecnologias digitais no ensino de cálculo na UFPel: Uma análise acerca das iniciativas do projeto GAMA. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 43, e33, p. 1–17, 2021.
PERGHER, R.; NACHTIGALL, C. A atuação do projeto grupo de apoio em matemática no período 2010-2020: principais ações e resultados. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v. 7, n. 3, p. 59-72, 2021.
SILVA, D. B.; FERRE, A. A. O.; GUIMARÃES, P. S.; LIMA, R.; ESPINDOLA, I. B. Evasão no ensino superior público do Brasil: estudo de caso da Universidade de São Paulo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 2, p. 248–259, 2022.