Semear uma “outra economia” para colher um mundo melhor:

Apoio tecnológico e em gestão para processos de comercialização remota de cooperativas de agricultura familiar paranaense em tempos de covid-19

  • Maria Luisa Carvalho
  • Lourença Santiago Ribeiro
  • Vinícius Pegorini
  • Carolina Silvestri Cândido Rocha
  • Almir Antonio Gnoato
  • Romulo Daniel
Palavras-chave: economia solidária, agricultura familiar, tecnologia

Resumo

O artigo é um relato de experiência sobre um projeto de extensão realizado por uma incubadora de Economia Solidária e duas cooperativas de agricultura familiar paranaenses, entre setembro de 2020 a agosto de 2021. O objetivo foi oferecer às cooperativas apoio tecnológico e em gestão para processos de venda não-presencial de modo a potencializar impactos positivos e superar as dificuldades agravadas pela pandemia de Covid-19. A equipe foi composta por membros da incubadora, docentes e discentes das áreas de Psicologia, Administração, Marketing e Tecnologia de Sistemas. A metodologia baseou-se na Educação Popular, tendo por princípios a dialogicidade, troca de saberes e participação; e envolveu realização de reuniões da equipe técnica e dessa com trabalhadores/as das cooperativas; aplicação da matriz FOFA; pesquisas com consumidores; coleta de requisitos, modelagem, prototipação, desenvolvimento, testes e implantação de um software de comércio eletrônico. Buscou-se que as tecnologias utilizadas e geradas se aproximassem dos princípios de Tecnologia Social e de Tecnociência Solidária (DAGNINO, 2010; 2019, 2020). O projeto alcançou os seguintes resultados: identificação das forças e fraquezas do ambiente interno das cooperativas; e das ameaças e oportunidades do ambiente externo; caracterização do perfil de consumidores/as; elaboração de um plano de fidelização e desenvolvimento de um sistema de comércio eletrônico. A necessidade do isolamento social e limites de recursos (financeiro, prazos, equipe) restringiram o atendimento de todas as demandas e um processo mais autogestionário. Espera-se que os saberes gerados no projeto sejam apropriados e aprimorados por outras incubadoras de Economia Solidária e empreendimentos econômicos solidários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luisa Carvalho

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Doutora em Psicologia

Lourença Santiago Ribeiro

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutora em Tecnologia e Sociedadade

Vinícius Pegorini

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Mestre em Engenharia Elétrica

Carolina Silvestri Cândido Rocha

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Doutora em Economia

Almir Antonio Gnoato

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Doutor em Agronomia

Romulo Daniel

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Especialista em Gestão Estratégica da Produção (UTFPR) - 

Referências

ALIMENTAÇÃO EM FOCO. Agricultura familiar é essencial para a segurança alimentar. Disponível em: ttps://alimentacaoemfoco.org.br/agricultura-familiar-e-essencial-para-seguranca-alimentar/. Acesso em: 17 jun. 2020.

BRASIL. Lei no. 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Politica Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11326.htm. Acesso em: 3 jun. 2020.

BRITISH BROADCASTING CORPORATION (BBC). Coronavírus: os negócios globais que conseguiram crescer durante a pandemia. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52671200. Acesso em: 11 jun. 2020.

DAGNINO, Renato. Tecnologia social e seus desafios. In: LASSANCE JÚNIOR, A. E. et al. (Ed.) Tecnologia social. Uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004. p. 187-209.

DAGNINO, Renato (Org.). Tecnologia Social: Ferramenta para construir outra sociedade. 2. ed. rev. e ampl. -- Campinas, SP :Komedi, 2010.

DAGNINO, Renato. “Ciência e tecnologia para a cidadania” ou Adequação Sociotécnica com o Povo?. In: Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014, p. 89-112. Disponível em: http://books.scielo.org/id/7hbdt/pdf/dagnino-9788578793272-06.pdf . Acesso em: 17 jun. 2020.

DAGNINO, Renato. Tecnociência solidária: um manual estratégico. Marília: Lutas Anticapital. 2019.

DAGNINO, Renato. Por que tecnociência? Por que solidária?. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/images/arquivos/Por_que_tecnoci%C3%AAncia_E_por_que_solid%C3%A1ria.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

DELGADO, Guilherme Costa; BERGAMASCO, Sonia Maria Pessoa Pereira. Agricultura Familiar Brasileira: Desafios e Perspectivas de Futuro. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2017.

DIAS, Rafael de B. Sessenta anos de política científica e tecnológica no Brasil. Campinas: Unicamp, 2012.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7ª ed.Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983

GNOATTO, Almir . A.; ANTONELLO, Gustavo; BELLI, Vanessa P. Gestão Sustentável em sistemas de produção da agricultura familiar. Anais 37o Seminários de Extensão Universitária da Região Sul. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199060?show=full. Acesso em: 17 jun. 2020.

PORTAL RPC. Hospitais, asilos e famílias recebem doação de 45 toneladas de alimentos do MST no Paraná. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2020/04/17/hospitais-asilos-e-familias-recebemdoacao-de-45-t-de-imentos-do-mst-no-parana.ghtml. Acesso em: 18 jun. 2020.

KOTLER, Philip. KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

NASCIMENTO, Ives. T. R.; RIGO, Ariadne. S.; FRANÇA FILHO, Genauto. C. Incubação em Economia Solidária e Extensão Universitária: Reflexões a Partir da Experiência da ITES/UFBA. In: CUNHA, Eduardo V.; MEDEIROS, Amanda C.; TAVARES, Augusto O. Incubação em Economia Solidária. Reflexões sobre suas práticas e metodologias. Juazeiro do Norte-CE: Imprece, 2013.

QUEVEDO, João M. L.; PEGORINI, Vinícius; MACARINI, Antônio A.; CARVALHO, Maria Luisa; GNOATTO, Almir A.; PRANDO, Gabriel; TIECKER, Gustavo; FAVERO, Daniel. G. Software livre para o comércio justo e solidário: apoio à agricultura familiar In: XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR, 2021, Guarapuava (online). Anais do XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR. , 2021.

RIBEIRO, Lourença Santiago. As Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e a produção de conhecimento: uma análise crítica do conhecimento científico produzido no âmbito das ITCPs. 2021. f.204 Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2021

SANTOS, Boaventura S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020

SANTOS, F. O.; ROCHA, C. S. C.; CARVALHO, M. L. Ações de marketing a cooperativa de agricultura familiar em tempos de pandemia In: XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR, 2021, Guarapuava (online). Anais do XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR. , 2021.

SCHMIDT, Derli; PERIUS, Vergílio. Cooperativismo – cooperativa. In: CATTANI, Antonio David (org). A outra economia. Porto Alegre: Veraz Editores, 2003 p.63-72.

STALLMAN, Richard. The Free Software Foundation. Disponível em: https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html.en. Acesso em: 01 jul. 2021.

TERRA, Produtos da. Produtos da Terra é uma rede colaborativa que une cooperativas agroecológicas a consumidores conscientes que apoiam a Agricultura Familiar e Orgânica em Curitiba e região. Disponível em: https://www.produtosdaterrapr.com.br/Acesso em: 25 jun. 2021.

THOMAS, Hernán E. Tecnologia para inclusão social e políticas públicas na América Latina. In: OTTERLOO, Aldalice. (Org.). Tecnologias sociais: caminhos para a sustentabilidade. Brasília: Rede de Tecnologia Social, 2009. p. 25-76.

VALINSKY, Jordan. Nintendo, Zoom, 3M: 14 empresas que estão lucrando com a pandemia. Disponível em:< https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/05/10/nintendo-zoom-3m-14-empresas-que-estao-lucrando-com-a-pandemia >. Acesso em: 10 jun. 2020.

VERONESE, Marilia.; GAIGER, Luis.; FERRARINI, Adriane. Sobre a diversidade de formatos e atores sociais no campo da economia solidária. Caderno CRH, Salvador, n. 30, v. 79, p. 89-104, jan.-abr. 2017.

Publicado
2022-12-31
Seção
Dossiê: Economia solidária, agroecologia e soberania alimentar