APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 5W3H EM UMA EMPRESA DO SETOR AGRÍCOLA LOCALIZADA EM PELOTAS-RS

Palavras-chave: agronegócio, 5W3H, unidades de beneficiamento e armazenagem de grãos, ferramentas da qualidade

Resumo

O setor agropecuário brasileiro é um dos pilares do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, sendo um dos alicerces da economia em tempos de crise. Uma das razões para o país possuir uma força tão expressiva no setor é a sua forte cadeia produtiva, que se distribui pelo território do país, desde a colheita até a venda interna ou externa, passando por armazenagem, beneficiamento e distribuição. O presente artigo apresenta como tema os desafios enfrentados em uma empresa de armazenagem deste setor, a qual possui um elevado índice de paradas causadas pela chuva, o que inviabiliza seu processo de carregamento de caminhões. Neste estudo propõe-se a utilização da técnica 5W3H para a resolução deste problema e com foco na eficiência e controle da operação. O objetivo deste trabalho é investigar em que nível a técnica de gestão de ações 5W3H pode contribuir no planejamento e implementação de melhorias nas instalações de apoio de uma Unidade de Beneficiamento e Armazenagem de Grãos (UBAG) voltadas ao carregamento de caminhões durante o período de chuva. A aplicação da ferramenta 5W3H demonstrou-se positiva, ampliou-se o tempo disponível para carregamento de grãos, de modo que não ocorressem paradas indesejadas em períodos de chuvas. A utilização da etapa de avaliação do projeto, por meio do ROI foi essencial para a aproximação dos stakeholders ao projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Antonio dos Santos Franz, UFPel - Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em co-tutela em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e pela Universidade do Minho (Portugal) (2009). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerência da Produção, Qualidade, Gerência de Serviços, Seis Sigma, Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho e Ergonomia.

Referências

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. A Cultura do Arroz. 2015. 82p. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2018.
DEOLINDO, V. Planejamento Estratégico em Comarca do Poder Judiciário. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Poder Judiciário da FGV Direito Rio), Porto Alegre, 2011.
FERREIRA, C.M.; PINHEIRO, B.S.; SOUSA, I.S.F.; MORAES, O.P. Qualidade do arroz no Brasil: evolução e padronização. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, p. 61, 2005.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION - FAO. International year of rice. 2004. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2018.
FRANZ, L.A.S.; CATEN, C.S.. Processo de implantação de um projeto Seis Sigma em um setor de uma indústria do ramo petroquímico. In: II Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2003, Uberlandia - MG. II Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2003a.
FRANZ, L.A.S.; CATEN, C.S.. Uma discussão quanto à relação entre os métodos DMAIC e PDCA. In: III Semana de Engenharia de Produção e Transportes, 2003, Porto Alegre. III Semana de Engenharia de Produção e Transportes, 2003b.
GROSBELLI, A.C. Proposta de melhoria contínua em um almoxarifado utilizando a ferramenta 5W2H. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MÖHLER, B.C. Avaliação das características de secagem dos grãos de soja. Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Trabalho de Curso Engenharia de Alimentos. Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde, 2010.
PRIMEL, E.G.; ZANELLA, R.; KURZ, M.H.S.; GONÇALVES, F.F.; MACHADO, S.O.; MARCHEZAN, E. Poluição das águas por herbicidas utilizados no cultivo do arroz irrigado na região central do estado do Rio Grande do Sul, Brasil: predição teórica e monitoramento. Revista Química Nova, v.28, n.4, p.605-609, ago/2005.
ROSSATO, F.; BOLIGON, J.A.R.; MEDEIROS, F.S.B. Estratégias para a implantação do programa 5S em uma cooperativa. Latin American Journal of Business Management, v.7, n.2, 2016.
SILVA, G.G.M.P. Implantando a manufatura enxuta: um método estruturado. Florianópolis: UFSC 2009. 157 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
SILVA, L.C. Secagem de Grãos. UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Espirito Santo, p. 9. 2005.
WALTER, M.; MARCHEZAN, E.; AVILA, L.A. Arroz: composição e características nutricionais. Ciência Rural, v.38, n.4, 2008.
Publicado
2022-12-28
Seção
Artigos