A GESTÃO E A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA PANDEMIA: OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NO IFFAR DE ALEGRETE

  • Jorge Vilmar de Oliveira Soares Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete
  • Mauricio Ramos Lutz Instituto Federal Farroupilha
  • Jailton Bartho dos Santos Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Arraial do Cabo
Palavras-chave: Gestão escolar. Formação de professores. TDIC.

Resumo

Com a chegada do coronavírus e o avanço da Covid-19 no mundo, vivenciamos uma série de impactos e efeitos sobre as atividades desempenhadas pela população, inclusive no Brasil. No âmbito educacional, foi preciso repensar em como dar continuidade ao ano letivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como os professores dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Alegrete enfrentaram e estão enfrentando os desafios propostos e as possibilidades por meio do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em tempos de pandemia. A presente pesquisa é de cunho qualitativo exploratório. Como método para coletar os dados, foi utilizando o questionário do Google Forms, aplicado como entrevista para professores dos cursos de licenciatura do IFFar, Campus Alegrete. Na análise de dados pode-se inferir que a formação inicial e continuada são fundamentais para que haja a conexão dos saberes. E que as ferramentas digitais otimizam o compartilhamento e acesso as informações e possibilitam uma maior interatividade entre docentes e discentes. Concluímos que os professores receberam apoio da instituição, que apesar de em um primeiro momento terem sentido insegurança e falta de um planejamento mais adequado a situação, passados os primeiros acontecimentos houve uma adaptação ao novo cenário. Atualmente esses professores afirmam estar melhor preparados para ministrar suas aulas, começam a compreender que usar as TDIC não é somente o ato de operar aplicativos e equipamentos, mas sim conectá-los tecnologicamente ao projeto pedagógico da escola ou da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. O Projeto Gestão Escolar e Tecnologias. In ALMEIDA, F. J.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs.) Liderança, gestão e tecnologias: para a melhoria da educação no Brasil. São Paulo: [s.n.], 2006.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de.; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.1 Abril/2011.

BATISTA, Erlinda Martins. Gestão pedagógica: supervisão e orientação. São Paulo : Know How, 2010.

BRASIL. Instituto Federal Farroupilha. Portaria n.º 483/2020, de 14 de maio de 2020. Disponível em: Acesso em: 12 nov. 2020.

BARROSO, Felipe; ANTUNES, Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 5, n. 1, 2016. Disponível em: Acesso em: 04 de fev. 2021.

CAETANO, Luís Miguel Dias. Tecnologia e Educação: quais os desafios? Revista do Centro de Educação, v. 40, n. 2, p. 295-309, maio-agosto, 2015.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: Acesso em: 05 de mai. 2021

COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. # fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JASKIW, Eliandra Francielli Bini; LOPES, Claudemira Vieira Gusmão. A pandemia, as TDIC e ensino remoto na educação básica: desafios para as mulheres que são mães e professoras. SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia. Universidade Estadual de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, fev. 2020, p. 231-250. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2021.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2. ed. Campinas: Papirus, 2004.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Heccus Editora, 2013.

LUCK, Heloisa. A Gestão participativa na escola. 11. ed. Série Cadernos de Gestão.
Petrópolis: Vozes, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

NASCIMENTO, Lisandra Alves. Tecnologia, educação e trabalho: a busca de novas possibilidades. In: Educação presencial e virtual: espações complementares essenciais n a escola e na empresa. FARIA, Elaine Turk (Org.); RAMOS, Andréia Ferreira [et al.]. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; ROCHA, Ana Karina de Oliveira. Formação continuada do professor no contexto da programação computacional. In: VALENTE, José Armando; Freire, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis (Orgs.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED/UNICAMP, 2018. p. 149-163.

RIBAS, Claudia; ZIVIANI, Paula. O profissional da informação: rumos e desafios para uma sociedade inclusiva. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 17, n. 3, set./dez. 2007, p. 47-57. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2020.

SILVA, Katia Alexandra de Godói e. Processo de formação continuada de professores do ensino superior: significados da escolha e avaliação de materiais didáticos digitais. In: EDUCAÇÃO na Era Digital: entrelaçamentos e aproximações. Curitiba: Editora CRV, 2016.

SOUZA, Mario Angelo Tavares de. Uma Análise Sobre as Novas Tecnologias na Ótica da Detalhação de suas Facilidades no Âmbito Educacional. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2020.
Publicado
2022-07-12
Seção
Artigos