OS MUNDOS VIRTUAIS, A REALIDADE AUMENTADA, A REALIDADE VIRTUAL E OS METAVERSOS. ALGUMAS REFLEXÕES EDUCACIONAIS
Resumo
Esta é uma contribuição que reflete sobre uma possível oferta das tecnologias imersivas, como os metaversos na educação, a realidade aumentada, a realidade virtual e a inteligência artificial. Trata-se de modalidades de mundos virtuais inseridos no contexto da sociedade e da cultura digital global atual. Busca-se esclarecer o papel dos mundos virtuais e do software associado em sua influência nos programas educacionais físicos, virtuais ou híbridos. A combinação desses softwares de modalidade presencial e virtual implica em discussões educacionais sérias, quando se trata de pensar na captação do real por meio de interfaces tecnológicas, de grande interação digital para aprender e dos professores para ensinar. Estudar a geração dos ambientes virtuais de aprendizagem, e não apenas como recursos didáticos, mas dentro de uma concepção mais ampla sobre o conhecimento, requer uma abordagem sistêmica-holística, com inscrição teórico-prática em um quadro epistemológico-pedagógico relacional e recursivo do mundo do software. São descritas algumas das características, possíveis vantagens, limitações, impactos e incógnitas desses programas digitais na educação formal e informal. Também são consideradas as críticas feitas que exigem estudos científico-tecnológico-educacionais mais aprofundados, quando se trata de enfrentar o aumento da virtualidade em nossas vidas e em relação a uma melhoria autêntica na educação. A educação em concepção e prática mediadas pelas novas tecnologias deve ser planejada com cuidado e cautela, de forma reflexiva e criativa, a fim de inventar propostas para futuros desconhecidos, especialmente nos tempos culturais digitais.
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