AS METODOLOGIAS E AS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA ADICIONAL NA FRONTEIRA SUL DO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM A PROPOSTA DO EXAME CELPE-BRAS

  • Patrícia Mussi Escobar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense
Palavras-chave: Celpe-Bras; metodologias de ensino; efeito retroativo, hispanofalantes, língua adicional

Resumo

O presente trabalho explora o ensino de línguas adicionais para um grupo de alunos constituído por uruguaios e brasileiros, de um curso binacional, de um instituto federal, localizado na fronteira sul do país. O estudo apresenta como objeto de análise o recorte de uma sequência didática, e a participação dos alunos a partir dessa proposta, os resultados apresentados são de natureza qualitativa e de interpretação descritivista Bogdan e Biklen (1994, p. 59), com orientação de análise voltada à etnografia virtual (HINE, 2004).  O objetivo do trabalho é a verificação do efeito retroativo (backwash ou washback) (SHOHAMY, DONITSA-SCHMIDT & FERMAM, 1996), do exame Celpe-Bras, com relação à compatibilidade desse exame com as didáticas de ensino de língua adicional na fronteira, especialmente para hispanofalantes. Contudo, como o grupo em observação é fronteiriço, optou-se por considerar o ensino de línguas adicionais e não apenas o ensino de Português como Língua Adicional (PLA). A sequência didática apresenta um conjunto híbrido de aulas (Blended Learning), em formato virtual síncrono, assíncrono e presencial para observação e descrição. A metodologia de ensino utiliza aula invertida (Flipped Classroom), design instrucional contextualizado- DIC (FILATRO, 2008), com referencial sociointeracionista. A didática utilizada inspirou-se no mesmo marco teórico pedagógico de Michelena (2016), que uniu Freire (1970; 1987), Soler (2009) e Figari (2011) em sua obra.

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Publicado
2023-06-22
Seção
Artigos