A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES APRESENTADAS PELO PERÍODO DE AULAS REMOTAS
Resumo
Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar uma experiência orientada para a formação de professores de Matemática, por meio de reflexões baseadas no livro “Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior”, 2017 - 2ª edição. A partir da leitura e reflexão de cinco cartas, realizaram-se discussões em grupo sobre temas centrais da aprendizagem autorregulada, tais como estabelecimento de objetivos, gestão do tempo e controle da procrastinação. A atividade foi desenvolvida durante o período de aulas remotas imposto pela pandemia de covid-19 e contou com a participação de 17 estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática. As fontes de coleta de dados utilizadas foram narrativas orais e escritas. Os resultados indicaram que os encontros possibilitaram reflexões sobre o processo autorregulatório, sobre a adoção de estratégias de aprendizagem adaptadas a cada contexto e sobre a integração ao ensino superior. A iniciativa representou, também, um espaço de acolhida, compartilhamento de experiências e dificuldades entre os participantes. Em suma, o estudo indicou a importância e necessidade de espaços qualificados que integrem teoria e prática na busca de melhores condições de aprendizagem e permanência no ensino superior.
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