A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES APRESENTADAS PELO PERÍODO DE AULAS REMOTAS

Palavras-chave: Aprendizagem autorregulada, Formação de professores, Integração ao ensino superior

Resumo

Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar uma experiência orientada para a formação de professores de Matemática, por meio de reflexões baseadas no livro “Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior”, 2017 - 2ª edição. A partir da leitura e reflexão de cinco cartas, realizaram-se discussões em grupo sobre temas centrais da aprendizagem autorregulada, tais como estabelecimento de objetivos, gestão do tempo e controle da procrastinação. A atividade foi desenvolvida durante o período de aulas remotas imposto pela pandemia de covid-19 e contou com a participação de 17 estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática. As fontes de coleta de dados utilizadas foram narrativas orais e escritas. Os resultados indicaram que os encontros possibilitaram reflexões sobre o processo autorregulatório, sobre a adoção de estratégias de aprendizagem adaptadas a cada contexto e sobre a integração ao ensino superior. A iniciativa representou, também, um espaço de acolhida, compartilhamento de experiências e dificuldades entre os participantes. Em suma, o estudo indicou a importância e necessidade de espaços qualificados que integrem teoria e prática na busca de melhores condições de aprendizagem e permanência no ensino superior.

 

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Biografia do Autor

Rodrigo Oliveira Moreira, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente é licenciando em Matemática na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua como bolsista do projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, e colaborador do Projeto LEIAA: Laboratório de Estudos e Investigações em Aprendizagem Autorregulada. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: autorregulação da aprendizagem e apoio em matemática. Tem formação técnica em Comunicação Visual pelo Instituto Federal de Ciências e Suas Tecnologias Sul Rio-Grandense Campus Pelotas (IFSUL).

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Publicado
2023-06-20
Seção
Artigos