O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO DE FRAÇÕES: UM ESTUDO INVESTIGATIVO

  • Mauricio Ramos Lutz Instituto Federal Farroupilha
  • Luísa Dinele Montanha Marques Galarça
Palavras-chave: Fração. Base Nacional Comum Curricular. Ensino e aprendizagem.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar como os professores articulam o conteúdo de frações, nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do que está disposto nos livros didáticos e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os dados foram coletados a partir de uma entrevista com sete professores de Matemática que estão atuando em sala de aula. Os entrevistados comentaram que uma das formas de facilitar o ensino de frações, é trabalhar com materiais concretos. Com a utilização destes materiais o estudante poderá ter menores dificuldades em sua aprendizagem, pois assim ele consegue perceber com maior facilidade a conceituação. Além disso, foi constatado que nos livros aprovados no Programa Nacional do Livro Didático o conceito de fração é apresentado sempre a partir de uma contextualização, entretanto não é apresentado de forma explícita. Também percebemos que os entrevistados possuem conhecimento sobre a BNCC. Além disso, comentaram sobre a importância de cursos de formação inicial e continuada para o estudo dela, pois é desta forma que os professores podem se apropriar dos conteúdos, competências e habilidade que devem ser desenvolvidos a cada etapa da vida escolar do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBINO, Ângela Cristina Alves, SILVA , Andréia Ferreira da. BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 137-153, jan./mai. 2019.

ANDRINI, Álvaro. Praticando matemática: 7° série. São Paulo: Editora do Brasil, 1989.

BOYER, Carl Benjamim. História da matemática. Trad. de Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blucher, 1996.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática. 2014. Disponível em: Acesso em: 25 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular(BNCC).Brasília, 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2021.

CARNEIRO, Luís Felipe Gonçalves. Alguns entendimentos de professores da Educação Básica sobre o ensino de frações. 2017, 92 p. Trabalho d Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná́, Cornélio Procópio, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

MONTEIRO, Alexandre Branco; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.7, n.2, p.103-135, nov. 2014.

NASCIMENTO, Pamella Silva. Dificuldade na aprendizagem de frações e duas propostas de tarefas. 2022, 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, 2022.

QUINTELLA, Ary. Matemática para a Primeira Série Ginasial. 106. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1963.

SAMPAIO, Fausto Arnaud. Trilhas da Matemática. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.

SANGIORGI, Osvaldo. Matemática curso ginasial. 1° série. São Paulo: Companhia editora Nacional, 1960.

SANGIORGI, Osvaldo. Matemática curso moderno. Vol. 1. São Paulo: Companhia editora Nacional, São Paulo.1965.
Publicado
2023-06-22
Seção
Artigos