SOBRE O DIREITO DE MORRER

APONTAMENTOS SOBRE O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO A PACIENTES ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS

  • Gabriel Caetano dos Santos Alves Universidade Federal de São Paulo
  • Michelle Almeida Samora Universidade Federal de São Paulo

Résumé

Os mais diversos cursos de ensino superior voltados para a saúde, possuem seus programas políticos pedagógicos voltados exclusivamente para práticas curativas e restaurativas da saúde do paciente, deixando de lado um debate extremamente importante e que faz parte do ciclo vital, ou seja, a morte. Partindo deste pressuposto, este artigo versará não somente sobre o direito à vida, como também o direito de morrer, e sobretudo de morrer com dignidade. Logo, será apresentado uma revisão bibliográfica para subsidiar o debate no que diz respeito aos Cuidados Paliativos, bem como os aspectos mais práticos, no que tange ao processo de trabalho do Assistente Social inserido em equipe multidisciplinar.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Gabriel Caetano dos Santos Alves, Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Serviço Social pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF (2020), Especialização em
Cuidados Paliativos e Terapia da Dor - UNIFAVENI (2021). Atualmente é residente do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia pela Universidade Federal de São Paulo, com Estágio Observacional no Centro
Hospitalar Universitário do Porto - CHUPorto da Universidade do Porto/Portugal.

Michelle Almeida Samora, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é oncologista clínica do Hospital HCOR - Sociedade Beneficente Síria e supervisora do programa de residência médica em oncologia clínica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Titulada e membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia Clinica. Doutorado em Ginecologia Oncológica pela Universidade Federal de São Paulo. Membro efetivo do Grupo EVA (Grupo Brasileiro de Tumores Ginecologicos) e LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group) no comitê de Ginecologia Oncológica.

Publiée
2023-02-11