PERFIL DOS CURSOS LATO SENSU EM SOCIOLOGIA NO BRASIL
UM ESTUDO QUANTITATIVO EXPLORATÓRIO
Résumé
O presente artigo se propõe a uma investigação exploratória do perfil dos cursos de pós-graduação lato sensu em Sociologia no Brasil, com o objetivo de buscar regularidades sobre a oferta, distribuição e organização dessa modalidade no país. Dessa maneira, realizamos um estudo de abordagem quantitativa, com a análise dos casos coletados pela perspectiva teórica de uma sociologia profissional. A partir de algumas variáveis (Região, Estado, Número total de Pós, Instituição, Modalidade, Pública/Privada, Site e Grade Curricular), procedemos a construção de um banco de dados, do qual se originou uma análise por estatística descritiva. Os resultados apontaram que o perfil desse curso se configura pela modalidade EAD, sendo oferecido, surpreendentemente, por instituições privadas e com a duração mínima coincidente com a prevista em lei. As suas grades curriculares indicaram uma aproximação do conteúdo proposto com o conceito de sociologia profissional na medida em que os conteúdos se focam em assuntos ligados à cidadania, o que os aproxima dos interesses do Terceiro Setor.