ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1882-1942

  • Marcelo Pinheiro Sigales Universidade Federal de Pelotas
  • Eduardo Arriada Universidade Federal de Pelotas

Abstract

As primeiras propostas de implantação da sociologia no ensino brasileiro surgiram no final do século XIX, com as iniciativas de Rui Barbosa e Benjamin Constant; apesar desses projetos não terem se concretizado, entraram para a história da disciplina no Brasil. Mais tarde em 1925 com a Reforma João Luiz Alves-Rocha Vaz a disciplina ascende de forma obrigatória nos currículos do ensino secundário e normal, no entanto, em 1942 com as Reformas de Capanema a sociologia é retirada do ensino secundário. Este trabalho tem por objetivo evidenciar o surgimento da sociologia no Brasil durante o período citado, dando ênfase a alguns aspectos que ocorreram no Estado do Rio Grande do Sul, levantando os principais projetos e personagens que contribuíram para a institucionalização da disciplina no país.

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Author Biographies

Marcelo Pinheiro Sigales, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando em Educação na Universidade Federal de Pelotas.

Eduardo Arriada, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas.

Published
2023-01-29
Section
Artigos