SOBRE O DIREITO DE MORRER

APONTAMENTOS SOBRE O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO A PACIENTES ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS

  • Gabriel Caetano dos Santos Alves Universidade Federal de São Paulo
  • Michelle Almeida Samora Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Serviço social, Oncologia, Cuidados paliativos

Resumo

Os mais diversos cursos de ensino superior voltados para a saúde, possuem seus programas políticos pedagógicos voltados exclusivamente para práticas curativas e restaurativas da saúde do paciente, deixando de lado um debate extremamente importante e que faz parte do ciclo vital, ou seja, a morte. Partindo deste pressuposto, este artigo versará não somente sobre o direito à vida, como também o direito de morrer, e sobretudo de morrer com dignidade. Logo, será apresentado uma revisão bibliográfica para subsidiar o debate no que diz respeito aos Cuidados Paliativos, bem como os aspectos mais práticos, no que tange ao processo de trabalho do Assistente Social inserido em equipe multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Caetano dos Santos Alves, Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Serviço Social pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF (2020), Especialização em
Cuidados Paliativos e Terapia da Dor - UNIFAVENI (2021). Atualmente é residente do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia pela Universidade Federal de São Paulo, com Estágio Observacional no Centro
Hospitalar Universitário do Porto - CHUPorto da Universidade do Porto/Portugal.

Michelle Almeida Samora, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é oncologista clínica do Hospital HCOR - Sociedade Beneficente Síria e supervisora do programa de residência médica em oncologia clínica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Titulada e membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia Clinica. Doutorado em Ginecologia Oncológica pela Universidade Federal de São Paulo. Membro efetivo do Grupo EVA (Grupo Brasileiro de Tumores Ginecologicos) e LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group) no comitê de Ginecologia Oncológica.

Publicado
2023-02-11