DIVERGÊNCIAS SOBRE O ENSAIO RECONECTAR A EDUCAÇÃO FÍSICA À ESCOLA: UM DESAFIO PÓS-PANDÊMICO

Résumé

Este ensaio é um contraponto ao texto“Reconectar a Educação Física à escola: um desafio pós-pandêmico” de autoria de Márcio Coelho, Luciana Nunes,Leandro Rocha, Samuel de Araújo e Fabiano Bossle, publicado na Revista Pensar a Prática, 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.72512. Considerando a relevância do tema, que trata das práticas pedagógicas passíveis de legitimar o papel da Educação Física no currículo escolar em período pós-pandêmico e, considerando, que minhas convicções pedagógicas não coincidem com a dos autores, pretendo destacar um conjunto de divergências que considero relevantes para explicitar nossos diferentes pontos de vista. Divergência 1: Do lugar de fala: interpretações distintas e contraditórias sobre o significado
de Cultura Corporal do Movimento; Divergência 2: Sobre a história da Educação Física escolar; Divergência 3: Sobre o conhecimento; Divergência 4: A Prática pela prática; e Divergência 5: Reconectar a educação física à escola: um desafio pós-pandêmico.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Adroaldo Gaya, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Educação física e Livre Docente em Treinamento Desportivo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985) e doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (1994). Professor titular aposentado e professor convidado do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de epistemologia e metodologia da pesquisa em educação física e ciências do esporte em cursos de graduação e pós-graduação.

Références

BETTI, M. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BETTI, M. A Janela de Vidro. São Paulo: Papirus, 1998, p.19.

BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

CARVALHO, E. A, Apresentação. In. Serres, M. Variações Sobre o corpo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo, Cortez, 1992, p. 42.

CUNHA E SILVA, P. O Lugar do Corpo. Lisboa: Instituto Piaget, 1999, p.22.

DAMÁSIO, A. O sentimento de si. O corpo, a emoção e a neurobiologia da consciência. 5a ed. Mira-Cintra: Europa- América, 2000, ps. 170 – 172.

DAWKINS, R. Ciência na Alma. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 8.

FERRY, L. O que é uma vida bem-sucedida? Rio de Janeiro: DIFEL, 2004, p.15

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002, ps. 23 -24.

GAYA, A. A reinvenção dos corpos: por uma pedagogia da complexidade. In. Sociologias. Porto Alegre: UFRGS IFCH, 2006, p.252.

GAYA, A. Educação Física. A ordem, o caos e a utopia. In. GAYA et al., Educação Física. Ordem, caos e utopia. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2014.

GAYA, A. But after all, what is physical education? In. MARTINKOVÁ, I.; PERRY, J. & REPPOLD FILHO, R. (Orgs). Research in physical education and sport in the Czech Republic and Brazil. Porto Alegre: Marca Visual: Esefid/Ufrgs, 2020, ps.

GUIRALDELLI JR, P. Educação Física Progressista. São Paulo: Loyola, 1988.

MAGALHÃES, A. G. Psicomotricidade uma nova perspectiva de educar. Norte Científico, v.16, n. 1, 2006.129 e ss.

MARIZ DE OLIVEIRA, G. Educação Física escolar: construindo castelos de areia. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo,v.5, n.1/2, 1991.

POLANYI, M. A dimensão tácita.Portugal: Inovatec.,2010, p.4.

RORTY, R. A filosofia e o espelho da natureza.Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994, p31

SCHOPENHAUER, A, O mundo como vontade e representação. São Paulo: Unesp, 2005, p.81.

SCHÜLLER, D. In: Heráclito e seu discurso. Porto Alegre: L&PM, 2001.

SERRES, M. Variações sobre o corpo. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2004, dedicatória do autor.

WHITEHEAD, M. O Conceito de letramento corporal, In. WHITEHEAD, M (org), Letramento Corporal. Porto Alegre: Penso, 2019, p.18.

Publiée
2023-05-24