Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O texto é inédito, e não foi encaminhado para outra publicação.
- Qualquer divergência das diretrizes deve estar justificada em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
- URLs para as referências foram informadas, quando necessário, de acordo com as normas ABNT.
- O texto está com espaço entre linhas de 1,5; usa uma fonte Times New Roman tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento e, também, como anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em DIRETRIZES PARA AUTORES, na seção Sobre a Revista.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme consta em AVALIAÇÃO CEGA POR PARES.
Artigos
Política padrão de seção.
Artigos – podem ter no máximo 40.000 caracteres (incluídos espaços), com referências, notas, imagens, tabelas, etc. E o arquivo deve ser limitado a 4 MB.
As normas usadas pela Revista Expressa extensão são adequadas aos requisitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): veja abaixo modelos de citação. A norma principal é seguir o critério autor-data-página entre parêntesis após citações diretas ou indiretas, sobrenome do autor em caixa alta e baixa, seguido por ano e página (Oliveira, 2015, p. 132). Na lista de referências deve aparecer:
OLIVEIRA, Nadir Nóbrega. Tentando definir a estética negra em dança. Repertório, nº 24, p. 128-136, 2015.
Exemplos para Referências
Livros
SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora. Título [itálico]: subtítulo [normal]. Edição [quando não for a primeira]. Local: Editora, ano de publicação.
SETENTA, Jussara. O Fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: EDUFBA, 2008.
Teses/ Dissertações/Monografias
SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora. Título: subtítulo. ano. nº total de páginas. Tese, Dissertação ou Monografia (grau e área). Unidade de Ensino, Instituição, Local, ano.
MONTEIRO, Fábio. Coreografia da Burocracia: implicações políticas nos processos criativos em dança. 2014. 121pgs. Dissertação (Mestrado em Dança) Escola de Dança, UFBA, Salvador, 2014.
Capítulo de livros tipo coletânea
SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora. Título. In: SOBRENOME, Prenome do (org.) ou (ed.). Título: subtítulo. Edição (diferente da primeira). Local: Editora, ano de publicação, página inicial-final.
CARMO, Carlos Eduardo Oliveira; ROCHA, Lucas Valentim. Dança, Política e Acessibilidade: Confissões para Odete. In. SOUZA, Marco Aurélio da Cruz; XAVIER, Jussara (Orgs.). Tudo isto é Dança. Salvador: Editora ANDA, 2021, p. 226-239.
Capítulo de livro do mesmo autor
SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora. Título. In: Título: subtítulo. Edição (diferente da primeira). Local: Editora, ano de publicação, página inicial-final.
SOUZA, Marco Aurélio da Cruz; XAVIER, Jussara. Ensino remoto emergencial e metodologias ativas no contexto da Dança. In. Tudo isto é Dança. Salvador: Editora ANDA, 2021, p.152-168.
Artigos
SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora. do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local, volume, número, páginas do artigo (inicial e final), ano da publicação do artigo. (Observação: volume, número e página são abreviados por v., n., p.)
GUARATO, Rafael. Del abandono como práctica historiográfica para una historiografía del abandono. Investigaciones en Danza y Movimiento, v. 1, n. 1, p. 3-21, 2019.
Artigos de periódicos na internet
SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora.. Título do artigo. Título da Revista, local, volume, número, páginas do artigo, mês e ano de publicação. Disponível em: http://www..... Acesso em: 25 abr. 2012.
RODRIGUES, Cristiano Cezarino. Capoeira e cenografia: diálogos possíveis pelo espaço. Urdimento. Florianópolis, v. 2, n. 38, 1-26, agot/set 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17905/11938 Acesso em: 22 fev. 2022.
Textos completos publicados em Anais de eventos
SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora.. Título do artigo. Título dos Anais. Local: ano. páginas. Disponível em: http://www..... Acesso em: dia mês. 2012.
LIMA, Bruna Reis. A dança hétero: coreografias sociais da cis-heterossexualidade compulsória. Anais do 6º Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança – 2ª Edição Virtual. Salvador: 2021. p. 1205-1213. Disponível em: https://proceedings.science/anda-2021/papers/-a-danca-hetero--coreografias-sociais-da-cis-heterossexualidade-compulsoria# Acesso em: 22 fev. 2022.
Documento iconográfico (Pintura, gravura, ilustração, fotografia, desenho, entre outros)
SOBRENOME, Prenomes da pessoa autora. Título. Data. Especificação do suporte.
BRUSCKY, Paulo. Ensaio. 2008. Tubos e papel picado.
Documento sonoro (Disco, CD, cassete)
COMPOSITOR (ES) ou INTÉRPRETE (S), título, local, gravadora (ou equivalente), data e especificação do suporte.
SIMONE. Face a face. [S.l.]: Emi-Odeon Brasil, 1977. 1 CD (ca. 40 min).
MÁRIO REIS e ORCH. COPACABANA. Mulato Bamba. Noel Rosa. [Odeon 10928/B, p1932]. In: Noel Rosa por Aracy de Almeida e Mário Reis. Curitiba: Revivendo, RVCD-027 Remasterizado em digital. 1 CD (ca 60 min), faixa 1, (2 min 36 s).
Vídeo, Imagem em movimento, DVD, Internet
TÍTULO [apenas primeira palavra em caixa alta]. Direção, produção, local, produtora, data e especificação do suporte em unidades físicas.
PARTIDO Alto. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1973. 1 fita de vídeo (11 min), son., color, 35mm.
BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Brothers, c1991. 1 DVD (117 min), widescreen, color. Produzido por Warner Video Home. Baseado na novela “Do androids dream of electric sheep?” de Philip K. Dick.
Títulos de obras artísticas (espetáculos, músicas, performances) e obras publicadas: mencionar, no corpo do texto, os títulos originais destacados em itálico, seguido de data de lançamento (ex.1). Em caso de obra estrangeira, o título traduzido deve ser mencionado entre parênteses, seguido de sua data de lançamento (ex.2). Se houver nova menção ao mesmo trabalho, conservar o título na língua em que está sendo redigido o corpo do texto. Apenas quando o título não puder ser traduzido ou quando o original já for uma palavra estrangeira, o título se manterá na língua original ao longo do texto toda vez que for mencionado. O título da obra artística deve ser grafado em itálico no seu idioma original ou como consagrado no português, exceto quando for sua tradução.
Ex. 1. O coreógrafo Luiz de Abreu em Samba do crioulo doido (2004), [...]
Ex. 2. Em Position Parallèle au Plancher (Posição Paralela ao Chão), obra de 2008 da diretora e coreógrafa francesa Phia Ménard, [...]
Produtos audiovisuais relacionados podem ser submetidos como documentos suplementares (imagens, som e imagem em movimento) nos formatos MP3, MP4 e/ou JPG. Recomenda-se também o depósito dos arquivos de vídeo no portal Internet Archive, ou de sons no portal Petrucci Music Library.
Alternativa para fragmentos
DALE, Lennie; REGINA, Elis. Elis Regina e Lennnie Dale - Me deixa em paz - 1971. Vídeo de 1 minuto e 25 segundos postado por Ernesto Prohaska em 14 de fevereiro, 2014. Trecho retirado do programa Som Livre Exportação da Rede Globo (1971) e incluído no filme Dzi Croquettes (2010). Disponível em: www.youtube.com/watch?v=TJGStH9nerk. Acesso em: 09 abr. 2016.
As pessoas autoras são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
Pessoas autoras que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à Revista Expressa extensão o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referência do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Expressa extensão.
4) Pessoas autoras dos trabalhos publicados na Revista Expressa extensão são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Pessoas autoras não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Expressa extensão.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.