CARTOGRAFIA VISUAL D’O GRUPO COMO DISPOSITIVO: RESSONÂNCIAS ENTRE ARTE E PSICOLOGIA SOCIAL

  • Édio Raniere da Silva Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0216-678X
  • Liara Damé Soares Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
  • Maria Eduarda Lisboa Silveira Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Résumé

Em 2022 o Laboratório de Arte e Psicologia Social – LAPSO – da Universidade Federal de Pelotas – UFPel – desenvolveu com a comunidade o projeto ‘O Grupo como Dispositivo: Ressonâncias entre Arte e Psicologia Social’. Quinze estudantes, provenientes dos cursos de Dança, Teatro, Psicologia e Artes Visuais fizeram parte das atividades. As ações ocorreram em vários locais do município: Centro de Artes – CA – da UFPel, Secretaria Municipal de Assistência Social – SAS –, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS –, Casa do Estudante Indígena e Quilombola da UFPel, onde aproximadamente oitenta pessoas participaram das oficinas. Todo processo foi acompanhado por artistas visuais. Este trabalho pretende, portanto, apresentar uma cartografia visual do projeto a partir de nove desenhos realizados por uma dessas artistas.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Édio Raniere da Silva, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.

Pós-Doutorado em Filosofia pela Université Paris-Nanterre. Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAVI – e professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, onde coordena o Laboratório de Arte e Psicologia Social: LAPSO. Encontra na Ecologia das Imagens de Anne Sauvagnargues e na Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze importantes intercessores. Suas pesquisas mais recentes concentram-se em dois eixos temáticos: 1) Processos de Criação e Processos de Subjetivação; 2) Medidas Socioeducativas. Interessa-se pela Arte Indígena Contemporânea, em especial pelo trabalho de Jaider Esbell

Liara Damé Soares, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Graduanda do curso de Psicologia - Faculdade de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional - UFPel - Universidade Federal de Pelotas.

Maria Eduarda Lisboa Silveira, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Graduanda de bacharel em Artes Visuais- Centro de Artes - UFPel - Universidade Federal de Pelotas.

Références

DELEUZE, Gilles. Conversações. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Editora Pensamento, 2014.

Publiée
2023-05-24