CURSO ON-LINE SOBRE SAÚDE BUCAL DO IDOSO VOLTADO PARA CUIDADORES, ALUNOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA E GRAU DE SATISFAÇÃO DOS PARTICIPANTES
Résumé
O envelhecimento populacional acarreta diferentes problemáticas na saúde bucal do indivíduo, como um aumento no número de edêntulos e problemas periodontais, que impactam fortemente o cotidiano e a qualidade de vida das pessoas. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o grau de satisfação dos participantes do curso on-line "Envelhecimento, Saúde Bucal e Qualidade de Vida na Terceira Idade”, com intuito de atuar na promoção da educação permanente entre os profissionais da saúde bucal, cuidadores de idosos e a população geral. As aulas presentes no curso foram ministradas por especialistas em suas respectivas áreas, em formato remoto no período de fevereiro a maio de 2022. A carga horária do curso foi totalizada em 30 horas e a percepção dos participantes foi avaliada por meio de um questionário. O curso contou com vinte e oito participantes, os quais a maioria eram estudantes de odontologia (n= 22; 78,57%)
e enfermagem (n= 2;7,14%), cirurgiões-dentistas (n= 1;3,57 %) e estudantes universitários sem especificação da área (n= 3; 10,71%). Foi realizada uma análise descritiva das respostas ao questionário. A maior parte dos participantes ficou muito satisfeita (n=19; 71,4%) com a metodologia do curso e 89,3%(n=25) classificou o curso com nota máxima. Os resultados descritos demonstraram um alto grau de satisfação dos participantes deste projeto realizado de forma on-line. O ensino e a interação através de tecnologias aumentaram o alcance deste projeto para além da universidade. Essa experiência ressalta a importância que o ensino remoto atingiu no período pandêmico e reforça as vantagens de aprendizagem adquiridas por meio do ensino à distância.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ABBASI, M. S. et al. E-Learning perceptionandsatisfactionamonghealthsciencesstudentsamidthe COVID-19 pandemic. Work, v. 67, n. 3, p. 549-556, 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília: Inep/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 11 de nov. 2022.
CARVALHO, C. A. F. Utilização de metodologia ativa de ensino nas aulas práticas de anatomia. Revista de Graduação USP, v. 2, n. 3, p. 117-121, 2017.
LUM, H. D.; SUDORE, R. L. AdvanceCare Planning andGoalsofCare Communication in OlderAdultswith Cardiovascular DiseaseandMulti-Morbidity. Clin Geriatr Med, v.32, n. 2, p. 247-60, 2016.
MIRANDA, G. M. D.; MENDES, A. C.G.; SILVA, A.L.A. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras. Revista Brasileira Geriatria e Gerontologia, v.19, n.3, p.507-519, 2016.
NASRI, F. O envelhecimento populacional no Brasil. Einstein, v. 6 (Supl. 1), p. S4-S6, 2008.
OLIVEIRA, A.M.S. As redes sociais e a popularização do conhecimento científico: metodologia para o ensino de física. e-Mosaicos, v. 9, n. 21, p. 156-172, jul. 2020.
RABELLO, C.R.L. Aprendizagem na Educação a Distância – dificuldades dos discentes na licenciatura em ciências biológicas na modalidade semipresencial. Dissertação Tecnologia Educacional em Ciências da Saúde (Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
ROVIDA, T. A. S et al. O conceito de saúde geral e bucal na visão dos cuidadores de idosos. Odontol. Clín.-Cient.(On-line), v.12, n.1, p. 43-46, 2013.
SALES, M. V. G; FERNANDES NETO, J. A.; CATÃO, M. H. C. V. Condições de saúde bucal do idoso no Brasil: uma revisão de literatura. ArchivesOf Health Investigation, v. 6, n. 3, p. 120-124, 2017.
SAINTRAIN, M. V. L; VIEIRA, L. J. E. S. Saúde bucal do idoso: abordagem interdisciplinar. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, n. 4, p. 1127-1132, 2008.
SERAFIM, L. B. Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura à distância. In: Congresso Brasileiro De Ensino Superior À Distância, 10., 2013, Belém. Anais eletrônicos. Belém: UNIREDE, 2013. Disponível em: http://www.cead.ufla.br/portal/wp-content/uploads/2013/08/XESUDat1-evasao-emlicenciaturasEAD-final.pdf. Acesso em: 11 de nov. 2022.
WENTLING, T. L. et al. E-learning - a review ofliterature. Knowledgeand Learning Systems Group NCSA 9. 1–73. (2000).