PRODUÇÃO DE PODCAST EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID -19

  • Thaís Rodrigues Oliveira Universidade Estadual de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.
  • Ana Paula Silva Ladeira Costa Universidade Estadual de Goiás. Goiânia, GO. Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9066-6612
  • Marcelo Henrique da Costa Universidade Estadual de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.

Résumé

Este artigo objetiva discutir e apresentar os podcasts realizados pela Rádio UEG Educativa, através de análise descritiva e apontamentos reflexivos sobre a audiência abrangida no período de pandemia, momento em que percebemos a profusão de conteúdos digitais nas plataformas de conteúdo sonoro.Concluímos que a experiência de produção e consumo de podcasts na universidade constitui experiência de ensino-aprendizagem e representa importante instrumento de divulgação científica, envolvendo a participação de estudantes, professores e comunidade externa. 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Thaís Rodrigues Oliveira, Universidade Estadual de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.

Docente efetiva do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS-UFG). Mestre em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG. Membro do Grupo de Pesquisa CRIA | UEG.

Ana Paula Silva Ladeira Costa, Universidade Estadual de Goiás. Goiânia, GO. Brasil.
Professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Pós-doutora em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Grupo de Pesquisa CRIA | UEG.  Instituição: Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Marcelo Henrique da Costa, Universidade Estadual de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.

Doutor em Arte e Cultura Visual e mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Publicitário, professor do bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus Laranjeiras. Membro do Grupo de Pesquisa CRIA| UEG.

Références

ABTU. Mapa 4.0: TV Universitária Brasileira. Disponível em: https://www.abtu.org.br/mapa-4-0. Acessoem: 30 jan.2023.

BONINI, T. The “Second Age” of podcasting: reframing podcasting as a new digital mass medium. Quadernsdel CAC, v.41, p. 21–30, 18 July 2015. Disponível em: https://www.cac.cat/sites/default/files/2019-01/Q41_Bonini_EN_0.pdf. Acesso em: 1 fev. 2023.

HEERSCHMANN, M.; KISCHINHYSKY. A. “geração podcasting” e os novos usos do rádio nasociedade do espetáculo e do entretenimento.Revista FAMECOS, Porto Alegre, 2008.Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/4806. Acesso em: 1 fev. 2022.

FISHER, A. Manual prático de linguagem inclusiva.Disponívell em:https://irp-cdn.multiscreensite.com/87bdaac3/files/uploaded/mpli1_2.pdf. Acessoem: 20jan.2023.

FELD.S. Sound and sentiment: birds, weeping, poetics and song in Kaluli expression. Philadelphia: UniversityofPennsylvania Press, 1982.

FIGUEIRA, A. C. P. Podcasts de divulgação científica: levantamentoexploratório dos formatos deprogramasbrasileiros. Trabalho de Conclusão de Curso (EspecializaçãoemDivulgação e Popularização da Ciência) - Museu da Vida, Casa deOswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, 2020. Disponívelem: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/46114/Ana_Figueira_COC_2020.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acessoem 19 jan. 2023.

FREIRE, E. P. A. Podcast na educação brasileira:natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2013. Disponível em:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14448/1/PodcastEduca%c3%a7%c3%a3oBrasileira_Freire_2013.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.

KlASS, D.; GEOGHEGAN, M. Podcast solutions: the complete guide to podcasting. 2. ed. Los Angeles: FriendsofEd., 2007

KISCHINHEVISKY, M. Rádio e mídias sociais:mediações e interações digitais de comunicação.Rio de Janeiro:Mauá, 2016.

LABELLE, B.Background noise perspectives on sound art. 2. ed. [S. l.]: Bloomsbury, 2015.

MOREIRA, S. V. Roquette Pinto, empreendedor de mídia educativa. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 15., 1-5 set 2002, Salvador Anais [...].. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1962a8c3a844d03484ff31d50b06bede.pdf. Acesso em: 19 jan. 2023.

SPENTHOF, E.L. A importância das rádios e TVs universitárias como laboratórios.Revista Comunicação e informação,v.l, n.1, p. 153-166, jan./jun. 1998. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/80860#:~:text=A%20meu%20ver%2C%20h%C3%A1%20quatro,da%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20e%20do%20conhecimento. Acesso: 30 jan. 2022.

Publiée
2023-05-24