PRODUÇÃO DE PODCAST EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID -19

  • Thaís Rodrigues Oliveira Universidade Estadual de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.
  • Ana Paula Silva Ladeira Costa Universidade Estadual de Goiás. Goiânia, GO. Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9066-6612
  • Marcelo Henrique da Costa Universidade Estadual de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.
Keywords: Podcast, Phonogram, Webradio, Educational radio

Abstract

This article aims to discuss and present the podcasts made by Rádio UEG Educativa, through
descriptive analysis and reflective notes on the audience covered in the pandemic period, when
we perceive the profusion of digital content on sound content platforms. We conclude that the

experience of producing and consuming podcasts at the university constitutes a teaching-lear-
ning experience, involving the participation of students, professors and the external community.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thaís Rodrigues Oliveira, Universidade Estadual de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.

Docente efetiva do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS-UFG). Mestre em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG. Membro do Grupo de Pesquisa CRIA | UEG.

Ana Paula Silva Ladeira Costa, Universidade Estadual de Goiás. Goiânia, GO. Brasil.
Professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Pós-doutora em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Grupo de Pesquisa CRIA | UEG.  Instituição: Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Marcelo Henrique da Costa, Universidade Estadual de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.

Doutor em Arte e Cultura Visual e mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Publicitário, professor do bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus Laranjeiras. Membro do Grupo de Pesquisa CRIA| UEG.

References

ABTU. Mapa 4.0: TV Universitária Brasileira. Disponível em: https://www.abtu.org.br/mapa-4-0. Acessoem: 30 jan.2023.

BONINI, T. The “Second Age” of podcasting: reframing podcasting as a new digital mass medium. Quadernsdel CAC, v.41, p. 21–30, 18 July 2015. Disponível em: https://www.cac.cat/sites/default/files/2019-01/Q41_Bonini_EN_0.pdf. Acesso em: 1 fev. 2023.

HEERSCHMANN, M.; KISCHINHYSKY. A. “geração podcasting” e os novos usos do rádio nasociedade do espetáculo e do entretenimento.Revista FAMECOS, Porto Alegre, 2008.Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/4806. Acesso em: 1 fev. 2022.

FISHER, A. Manual prático de linguagem inclusiva.Disponívell em:https://irp-cdn.multiscreensite.com/87bdaac3/files/uploaded/mpli1_2.pdf. Acessoem: 20jan.2023.

FELD.S. Sound and sentiment: birds, weeping, poetics and song in Kaluli expression. Philadelphia: UniversityofPennsylvania Press, 1982.

FIGUEIRA, A. C. P. Podcasts de divulgação científica: levantamentoexploratório dos formatos deprogramasbrasileiros. Trabalho de Conclusão de Curso (EspecializaçãoemDivulgação e Popularização da Ciência) - Museu da Vida, Casa deOswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, 2020. Disponívelem: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/46114/Ana_Figueira_COC_2020.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acessoem 19 jan. 2023.

FREIRE, E. P. A. Podcast na educação brasileira:natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2013. Disponível em:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14448/1/PodcastEduca%c3%a7%c3%a3oBrasileira_Freire_2013.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.

KlASS, D.; GEOGHEGAN, M. Podcast solutions: the complete guide to podcasting. 2. ed. Los Angeles: FriendsofEd., 2007

KISCHINHEVISKY, M. Rádio e mídias sociais:mediações e interações digitais de comunicação.Rio de Janeiro:Mauá, 2016.

LABELLE, B.Background noise perspectives on sound art. 2. ed. [S. l.]: Bloomsbury, 2015.

MOREIRA, S. V. Roquette Pinto, empreendedor de mídia educativa. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 15., 1-5 set 2002, Salvador Anais [...].. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1962a8c3a844d03484ff31d50b06bede.pdf. Acesso em: 19 jan. 2023.

SPENTHOF, E.L. A importância das rádios e TVs universitárias como laboratórios.Revista Comunicação e informação,v.l, n.1, p. 153-166, jan./jun. 1998. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/80860#:~:text=A%20meu%20ver%2C%20h%C3%A1%20quatro,da%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20e%20do%20conhecimento. Acesso: 30 jan. 2022.

Published
2023-05-24