O projeto de extensão educação física escolar na perspectiva inclusiva e suas ações remotas na pandemia

Jogos populares e capoeira

Résumé

Este resumo pretende apresentar as experiências do Projeto de Extensão Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI) durante o ensino remoto, decorrente da pandemia da Covid-19. O projeto é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e acontece em parceria com uma escola municipal do Rio de Janeiro, localizada na Ilha do Governador, fundamentando-se em uma perspectiva de inclusão ampla, que busca promover ações nas aulas de Educação Física por meio de estratégias pedagógicas inclusivas como diversificação de conteúdos e ensino colaborativo. Neste relato, apresenta-se a tematização de jogos populares e capoeira através de recursos onlines com o intuito de alcançar o máximo de estudantes, considerando as dificuldades e limitações que emergiram ou se intensificaram durante o período de distanciamento social.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora associada da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD-UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (UFRJ). Membro do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Cintia Carolina Coelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Licencianda em Educação Física (UFRJ).

Giovanna Trotte Caloiero, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Licencianda em Educação Física (UFRJ).

Références

ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

AMORIM, J.; FONSECA, M.; BRITO, L. "Bruna fechou o gol hoje": o futebol como tecnologia sexopolítica na Educação Física escolar. Revista Periferia, v. 14, n. 1, p. 88-109, 2022. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/62975/42083> Acesso em: 03 mar. 2023

BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index Para a Inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Traduzido por: Mônica Pereira dos Santos. Rio de Janeiro. Produzido pelo LAPEADE, 2012.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2003.

BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2008.

BRAUN, P. MARIN, M. Ensino colaborativo: uma possibilidade do Atendimento Educacional Especializado. Revista Linhas. Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 193-215, set/dez. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016193/pdf_157>. Acesso em: 14 dez. 2022.

CALOIERO, G.; COELHO, C.; FONSECA, M. Projeto de Extensão Educação Física escolar na Perspectiva Inclusiva: Possibilidades no ensino remoto. Temas em Educação Física escolar, v.6, n.3, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3501 . Acesso em: 03 mar. 2023.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FONSECA, M. Formação de professores de Educação Física e seus desdobramentos na perspectiva dos processos de inclusão/exclusão: reflexões sobre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro, 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <https://ppge.educacao.ufrj.br/Teses2014/tmichelifonseca.pdf.> Acesso em: 28 fev. 2023.

FONSECA, M.; PERES, M.; LUDOVINO, R. Lutas Brasileiras no Projeto de Extensão Educação Física escolar na Perspectiva Inclusiva: desafios e problematizações. Revista Interfaces (UFMG), v.10, n.1, 2022. Disponível em:<https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/29538>Acesso em: 03 mar. 2023.

FONSECA, M.; RODRIGUES, L.; OLIVEIRA, V.; MELO, L. Jogos africanos no projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva. Cadernos da Educação Básica, v. 6, p. 1-17, 2021. Disponível em:<http://cp2.g12.br/ojs/index.php/cadernos/article/view/3213>Acesso em: 03 mar. 2023

FONSECA, M; RAMOS, M. Inclusão em movimento: discutindo a diversidade nas aulas de educação física escolar. In: PONTES JUNIOR, J. (Org.). Conhecimentos do professor de educação física escolar. Fortaleza, CE: EdUECE, 2017. p. 184-208.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Coleção Extensão Universitária; v.7. Gráfica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015a.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade [recurso eletrônico]. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.

GOMES, N. L. Educação e diversidade Étnico-cultural. In: RAMOS, M. N.; ADÃO, J. M.; BARROS, G.M.N. Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003.

MALDONADO, D. Os bastidores da Educação Física na escola pública paulistana: a percepção da realidade cotidiana. São Paulo, 2016. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://docplayer.com.br/115395577-Universidade-sao-judas-tadeu-programa-de-pos-graduacao-stricto-sensu-doutorado-em-educacao-fisica.html> Acesso em: 28 fev. 2023.

MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; TOYODA, C. Y. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 81-93, jul./set 2011.

NÓBREGA, C. C. S. Por uma Educação Física antirracista. Rev. Bras. Educação Física Esporte, São Paulo, p. 51-61, Jul, 2020.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SANTOS, M.; FONSECA, M.; MELO, S. Inclusão em Educação: diferentes interfaces.1. ed. Curitiba: CRV, 2009.

SAWAIA, B (Org.). As artimanhas da Exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2017.

SILVA, A. O princípio da Inclusão em Educação Física escolar: um estudo exploratório no município de São João Del Rei. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/174>. Acesso em: 28 fev. 2023.

SILVA, K. Criatividade e inclusão na formação de professores: Representações e Práticas Sociais. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <https://ppge.educacao.ufrj.br/teses/tese_katia_regina_xavier_da_silva.pdf> Acesso em: 28 fev. 2023.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VILARONGA, C; MENDES, E. G. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Rev. Bras. Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 239, p. 139-151, jan./abr. 2014.

Publiée
2023-05-22