PROJETO DE EXTENSÃO EXERCISE RESEARCH IN CANCER (ERICA)

  • Stephanie Santana Pinto Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil. https://orcid.org/0009-0005-1152-1324
  • Elisa Gouvêa Portella Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
  • Chaiane Calonego Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
  • Valéria Jardim Pires Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
  • Esther Gonçalves Meireles Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
  • Cristine Lima Alberton Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5258-9406

Résumé

O Projeto ERICA surgiu da necessidade de continuar oferecendo programas de exercício físico para mulheres sobreviventes do câncer de mama que participaram das primeiras pesquisas com “exercício físico e câncer de mama” desenvolvidas na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). O projeto ERICA vem atendendo a comunidade de mulheres sobreviventes do câncer de mama desde o ano de 2017 com um programa de exercício físico combinado (i. e., exercícios de força e aeróbio na mesma sessão) em dois dias não consecutivos, realizado na academia da ESEF/UFPel. De maio de 2020 até dezembro de 2021, devido à pandemia de COVID-19, o projeto aconteceu de maneira remota, com sessões de exercício físico, ministrados por bolsistas da graduação, por chamada de vídeo duas vezes na semana. No mês de abril de 2022 o projeto ERICA começou a retornar com as suas atividades presenciais na ESEF/UFPel. Até o presente momento tivemos vinte e duas mulheres inseridas no ERICA. O nosso projeto de extensão ERICA mantém a prescrição sistemática e orientada do treinamento combinado, com intuito de no mínimo manter os ganhos alcançadas em diferentes parâmetros físicos e psicológicos pelos projetos de pesquisa realizados com “exercício físico e câncer de mama” previamente ao Projeto ERICA.

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Bibliographies de l'auteur

Stephanie Santana Pinto, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Docente do Curso de Educação Física e Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Possui doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Elisa Gouvêa Portella, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Metodista.  Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas.

Chaiane Calonego, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Discente do Curso Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.  Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas.

Valéria Jardim Pires, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Discente de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Esther Gonçalves Meireles, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas.

Cristine Lima Alberton, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Docente do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Possui doutorado em Ciências do Movimento Humano.

Références

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Publiée
2022-09-22