GRUPOS DE DANÇA DA FURB

EXPERIÊNCIAS DE SER E DANÇAR

Résumé

Memória visual do projeto de extensão desenvolvido na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), intitulado Grupos de Dança da FURB, que oferece aulas semanais de dança
articuladas a ensaios e apresentações, com foco em cinco diferentes técnicas: Danças Alemãs, Danças Urbanas, Danças de Salão, Dança Contemporânea e Dança Espanhola. Aberto e acessível à comunidade interna e externa da universidade, cada grupo conta com um instrutor, necessariamente um acadêmico do curso de Licenciatura em Dança da FURB. O ensaio revela traços das atuais escolhas éticas e estéticas manifestadas nos diversos campos expressivos do projeto, discorrendo sobre suas práticas operacionais e cognitivas.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Jussara Janning Xavier, Universidade Regional de Blumenau - FURB. Blumenau, SC. Brasil.

É artista e diretora, interessada em pesquisas compositivas que tomam o corpo em movimento como ponto de partida para investigações e conexões cênicas. Desde 2008 trabalha na concepção e direção de espetáculos, incluindo em seu repertório Auto-retrato (2008); Nós (2011); Com-posições. Planos para criação do (in)comum (2012); Assemblage (2013), Ignorãça (2015) e Mais sobre aquilo que prefiro acreditar que seja agora (2016). Em 2009, trabalhou na concepção e direção do projeto de performances de rua intitulado Retrato do outro. Também atua como professora na área das artes. Publicou inúmeros artigos e livros no campo das artes contemporâneas. É também crítica, parecerista de projetos culturais, curadora e programadora. Concebeu e coordenou diversas ações no campo das artes cênicas, a exemplo do Festival Internacional Múltipla Dança, projeto Tubo de Ensaio, Laboratório Corpo e Dança, Laboratório das Artes do Corpo e Seminários do Festival de Dança de Joinville. Tem larga experiência no desenho e gestão de projetos culturais, além da coordenação técnica de montagens cênicas e turnês, funções que exerceu na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Dançou profissionalmente nas companhias Cena 11 (SC) e Raça (SP). Tem, ainda, experiência na direção e realização de documentários e vídeodanças, com destaque para a produção “Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense” (2010).

Références

ESPINOSA, Bento de. Ética. Lisboa: Relógio D`Água,1992.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

MUNDIM, Ana Carolina. Composição em tempo real em dança: a experiência do ato.In: XAVIER, Jussara; Instituto Festival de Dança de Joinville (org.). Dança não é (só) coreografia. Joinville: Instituto Festival de Dança de Joinville, 2017.p. 72-98.

ROCHA, Thereza. Derivas de um plano de composição em dança: o todo é menor do que a soma de suas partes.In: CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (org.). Dança e dramaturgia(s). Fortaleza; São Paulo: Nexus, 2016. p. 269-303.

Publiée
2022-09-22
Rubrique
Memória Visual de Extensão