FURB dance groups

experiences of being and dancing

Keywords: University extension, Dance, Body, Movement, Artistic practice

Abstract

Visual memory of the extension project developed at Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), entitled Grupos de Dança da FURB, which offers weekly dance classes linked to
rehearsals and presentations, focusing on five different techniques: German Dances, Urban Dances, Ballroom Dances, Contemporary Dance and Spanish Dance. Open and accessible to
the university's internal and external community, each group has an instructor, necessarily an academic from FURB's Dance Degree course. The essay reveals traces of the current ethical
and aesthetic choices manifested in the different expressive fields of the project, discussing its operational and cognitive practices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jussara Janning Xavier, Universidade Regional de Blumenau - FURB. Blumenau, SC. Brasil.

É artista e diretora, interessada em pesquisas compositivas que tomam o corpo em movimento como ponto de partida para investigações e conexões cênicas. Desde 2008 trabalha na concepção e direção de espetáculos, incluindo em seu repertório Auto-retrato (2008); Nós (2011); Com-posições. Planos para criação do (in)comum (2012); Assemblage (2013), Ignorãça (2015) e Mais sobre aquilo que prefiro acreditar que seja agora (2016). Em 2009, trabalhou na concepção e direção do projeto de performances de rua intitulado Retrato do outro. Também atua como professora na área das artes. Publicou inúmeros artigos e livros no campo das artes contemporâneas. É também crítica, parecerista de projetos culturais, curadora e programadora. Concebeu e coordenou diversas ações no campo das artes cênicas, a exemplo do Festival Internacional Múltipla Dança, projeto Tubo de Ensaio, Laboratório Corpo e Dança, Laboratório das Artes do Corpo e Seminários do Festival de Dança de Joinville. Tem larga experiência no desenho e gestão de projetos culturais, além da coordenação técnica de montagens cênicas e turnês, funções que exerceu na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Dançou profissionalmente nas companhias Cena 11 (SC) e Raça (SP). Tem, ainda, experiência na direção e realização de documentários e vídeodanças, com destaque para a produção “Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense” (2010).

References

ESPINOSA, Bento de. Ética. Lisboa: Relógio D`Água,1992.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

MUNDIM, Ana Carolina. Composição em tempo real em dança: a experiência do ato.In: XAVIER, Jussara; Instituto Festival de Dança de Joinville (org.). Dança não é (só) coreografia. Joinville: Instituto Festival de Dança de Joinville, 2017.p. 72-98.

ROCHA, Thereza. Derivas de um plano de composição em dança: o todo é menor do que a soma de suas partes.In: CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (org.). Dança e dramaturgia(s). Fortaleza; São Paulo: Nexus, 2016. p. 269-303.

Published
2022-09-22
Section
Memória Visual de Extensão