A GINÁSTICA PARA TODOS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
RELATOS DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Résumé
O presente artigo objetiva relatar as experiências vivenciadas de forma remota em projetos de extensão de Ginástica para Todos (GPT) de duas instituições universitárias. Desenvolvidos a partir de uma proposta metodológica pautada nos Fundamentos da GPT (TOLEDO; TSUKAMOTO; CARBINATTO, 2016), as ações dos projetos se adaptaram ao uso das plataformas digitais, o que exigiu a reorganização dos modos de ensinar e aprender uma prática corporal essencialmente coletiva. O movimento de ação-reflexão-ação sobre a própria prática educativa explicitado nesse estudo possibilitou às coordenadoras dos projetos (e autoras desse artigo) ponderar sobre as potencialidades e limites do formato remoto para a extensão universitária com a GPT, evidenciando a dinamicidade dessa modalidade que tem como uma de suas características principais a liberdade.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas: UNICAMP, 2003.
CARVALHO, KássiaMitally da Costa et al. Ginástica para Todos no Ceará: história da modalidade no estado. Conexões, Campinas, v. 14, n. 4, p. 2-24, out./dez. 2016.
EHRENBERG, Mônica Caldas; MIRANDA, Rita de Cássia. Cia Alfa de ginástica geral: para além da extensão universitária. In: MIRANDA, Rita de Cássia; EHRENBERG, Mônica Caldas; BRATIFISCHE, Sandra Aparecida (org.) Temas emergentes em Ginástica Para Todos. Várzea Paulista: Fontoura, 2016.p. 49-76
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IMBERT, Gabriela de Almeida et al. Ensino remoto emergencial durante a pandemia na perspectiva freiriana: análise de grupos focais com discentes de uma IFES. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v.23, n. 2, p. 555-579, abr./jun.2021.
LELES, Marília Teodoro et al. Ginástica Para Todosna extensão universitária:o exercício da prática docente. Conexões, Campinas, v. 14, n. 3, p. 23-45, jul./set. 2016.
LOPES, Priscila; CARBINATTO, Michele Viviene. Nas entrelinhas da Ginástica para Todos: reflexões históricas e sua disseminação no Brasil. Olimpianos - Journalof Olympic Studies, v. 5, p. 79-97, 2021.
LOPES, Priscila; NIQUINI, Claudia Mara. Do barro à arte: experiências de diálogo entre a extensão universitária e a cultura popular. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 26, p. 1-19, 2021.
MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica para Todos e coletividade: nos meandros da literatura científica. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 1-17, jan./mar. 2020a.
MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. The role of time and experience to the Gymnastics For All practice: building a sense of collectivity. Science of Gymnastics Journal, v. 12, p. 19-26, 2020b.
OLIVEIRA, Michelle et al. Construindo uma ginástica para todos em Goiás: a proposta do grupo universitário CIGNUS. In: OLIVEIRA, Michelle; TOLEDO, Eliana (org.) Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: UEG, 2016.p. 119-140.
PATRICIO, Tamiris Lima; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; TOLEDO, Eliana. Institucionalização da ginástica para todos no brasil: três décadas de desafios e conquistas (1988-2018). Revista Pensar a Prática,Goiânia,v.23, 2020.
RODRIGUES, Luciana Azevedo; FARIAS, Márcio Norberto. Ensino remoto emergencial ou avaliativo (ERE=ERA): expropriação capitalista e universidade pública em tempos de pandemia. In: GONÇALVES, Emerson Campos; LOUREIRO, Robson; RAMALHETE, Mariana Passos (org.). Isolad@s: reflexões artísticas e teórico-críticas sobre o isolamento social no contexto da pandemia. Vitória: Nepefil/UFES, 2020. p. 184-199.
RUSSELL, K. Gymnastics foundations. Canada: Ruschkin Publishing, 2010.
TOLEDO, Eliana; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; CARBINATTO, Michele Viviene Fundamentos da Ginástica Para Todos. In: NUNOMURA, Myrian (org.) Fundamentos das ginásticas. 2.ed. Várzea Paulista: Fontoura, 2016.p. 21-48.