PROAMAMENTA: PROMOVENDO A AMAMENTAÇÃO E A SAÚDE MENTAL NA MATERNIDADE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

  • Tharine Louise Gonçalves Caires Universidade Federal de Catalão. Goiânia-GO, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6295-9976
  • Ana Beatriz Laureta dos Santos Oliveira Universidade Federal de Catalão. Goiânia-GO, Brasil.
  • Jordana Aleluia Castilho Universidade Federal Catalão. Goiânia-GO, Brasil.
  • Karen Ketelly de Freitas Pires Universidade Federal Catalão. Goiânia-GO, Brasil.

Resumen

O aleitamento materno é recomendado como principal meio de alimentação e prevenção de doenças para o bebê. A amamentação inicia-se no puerpério, que é considerado um período de vulnerabilidade em relação à saúde mental, modificações fisiológicas, hormonais e sociais que ocorrem nesse período na mulher. Portanto, a rede de apoio familiar e profissional é uma importante ferramenta para garantir o acolhimento e o sucesso da amamentação, considerando que a insegurança, estresse e ansiedade são característicos do puerpério, e podem favorecer o desmame precoce. O projeto de extensão interdisciplinar ProAmamenta, composto pelos cursos de Enfermagem e Psicologia, visa promover educação em saúde e acolhimento às puérperas, levando conhecimento, em relação aos benefícios, vantagens e importância da amamentação.
Devido à pandemia do vírus COVID-19, o projeto vem atuando de forma remota desde março de 2020. A utilização das plataformas digitais, possibilitou um maior alcance e interação com a comunidade, assim como trouxe a possibilidade de ampliar as discussões sobre a temática por meio da realização de palestras transmitidas ao vivo pelo instagram. Atualmente, o projeto está construindo o seu retorno presencial com o intuito de continuar prestando orientação para as puérperas e seus familiares. O projeto tem contribuído de forma significativa no processo de amamentação de muitas mulheres, principalmente na orientação psicológica e sobre a importância que esta prática possui para todos os envolvidos: mulher, criança, família e comunidade. 

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Biografía del autor/a

Tharine Louise Gonçalves Caires, Universidade Federal de Catalão. Goiânia-GO, Brasil.

Doutora em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Ana Beatriz Laureta dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Catalão. Goiânia-GO, Brasil.

Discente do curso de Psicologia, Universidade Federal de Catalão - UFCAT.

Jordana Aleluia Castilho, Universidade Federal Catalão. Goiânia-GO, Brasil.

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Catalão - UFCAT.

 

Karen Ketelly de Freitas Pires, Universidade Federal Catalão. Goiânia-GO, Brasil.

Discente do curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Catalão - UFCAT.

Citas

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Publicado
2023-05-24