AÇÕES TRANSDISCIPLINARES PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA
Resumen
Estratégias que contribuem para o entendimento da Química podem servir de apoio ao ensino escolar e para a divulgação da Química, como área multi e interdisciplinar, com base na transversalidade de conhecimentos contextualizados. O objetivo do trabalho foi evidenciar a importância de metodologias adequadas para a produção de materiais didáticos e para sua divulgação nas redes sociais, fazendo uso do perfil no Instagram, @projetotransfere. As ações foram planejadas e executadas no âmbito dos projetos que compõem o Programa Química em Ação, registrado na Universidade Federal de Pelotas. No total foram consideradas sessenta e quatro publicações no período de 16/11/2021 a 06/02/2023, sendo de três tipos: Química no Cotidiano, Curiosidade de Química e QuíDica. Três publicações foram analisadas sobre o tema Reações Químicas. Os posts de interesse nessa análise continham a imagem do rosto de algum integrante do grupo na capa. Foram identificadas afinidades e discrepâncias, com base em três pontos orientadores: tipo, conteúdo e intuito da publicação. As ações embasadas em metodologias adequadas oportunizaram a capacitação dos graduandos constituintes da equipe de trabalho e da comunidade em geral, principalmente aos jovens, por meio da oferta de conteúdos nas redes sociais com temas de Química e saberes científicos relacionados ao cotidiano, como estratégia de apoio à cultura e educação em Química. Por fim, foi destacado que a utilização de ferramentas digitais, como as redes sociais podem ser direcionadas a ações que promovam ensino e aprendizado, por meio de trabalhos sociais, como aqueles promovidos por equipes de projetos universitários.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº 9.394 (n. 009394). Brasília, 20 dez., 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 16 fev. 2023.
CANVA. Disponível em <https://www.canva.com/>. Acesso em: 14 fev. 2023.
CARR, N. A geração superficial: O que a internet está fazendo com os nossos cérebros. 1. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502012000100010
CHERYL, L. M.; JONAS, R. L.; BRIAN, P. C.; ANNE J. M. Improving Science EducationandUnderstandingthroughEditingWikipedia. JournalofChemicalEducation, v. 92, n. 7, p. 1129-1134, 2010. DOI: https://doi.org/10.1021/ed100367v
CIALDINI, R.B. As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.
COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. ResearchMethods in Education. 6. ed. Londres: Routledge, 2007.
DANTAS, L. F. S.; DECCACHE-MAIA, E. ScientificDissemination in thefightagainstfakenews in the Covid-19 times. Research, SocietyandDevelopment, v.9, n.7, p 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4776
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Paradigmas y perspectivas en disputa: Manual de investigacióncualitativa. Barcelona: Gedisa, 2012. p. 38-77.
DORSEY, J. Zconomy: como a geração Z vai mudar o futuro dos negócios. 1. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2021.
DOS SANTOS, G. B.; BARDINI, L. S.; SANTOS, J. C.; SANTOS, A. J. R. W. A. Materiais didáticos estruturados para atender o público das mídias digitais. Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS, n. 40, 2022. Disponível em <https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/seurs/article/view/17845/12133>. Acesso em 14 fev. 2023.
GUTIERREZ, L. L. P.; COELHO, D. F.; BARSCHAK, A. G. COVID-19 e uma nova era: reflexões sobre o uso das mídias sociais na extensão universitária. In: GUTIERREZ, L. L. P.; BARSCHAK, A. G. (org.). Extensão universitária da UFCSPA: mídias sociais e Covid-19. Coleção UFCSPA: Ciência, Humanidades e Covid-19. Porto Alegre: Editora da UFCSPA, 2020. p. 20-33. Disponível em: <https://www.ufcspa.edu.br/vida-no-campus/editora-da-ufcspa/obras-publicadas>. Acesso em: 6 fev. 2023.
JOHNSTONE, A. H. Macro andmicrochemistry. School Science Review, v. 64, p. 377- 379, 1982.
JOHNSTONE, A. H. Teachingofchemistry: logicalorpsychological? ChemistryEducationResearchandPractice, v. 1, n. 1, p. 9-15, 2000. DOI: http://dx.doi.org/10.1039/a9rp90001b
LIMA, W. N.; SILVA, E. L.; FERNANDES, A. S. Três níveis do conhecimento auxiliando o estudo de entalpia de combustão. Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás, n. 5,2018, Anápolis: Editora da UEG, 2018.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2012.
MASSARO, D.; SAVAZZI, F.; DI DIO, C.; FREEDBERG, D.; GALLESE, V.; GILLI, G.; MARCHETTI, A. Whenart moves theeyes: a behavioralandeye-trackingstudy. PloSone, v. 7, n. 5, 2012. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0037285
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, n. 5, 2006.Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/visaoclasicavisaocritica.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2023.
MOTA, J. V. M; SANTOS, A. J. R. W. A Análise da estrutura de publicações no Instagram e sua relação com a taxa de reação do público. Congresso de Extensão e Cultura, n. 9, 2022, Pelotas: Ed. da UFPel, 2022. p 35-38.
NOGUEIRA, S. V.; SIMÃO, M. A. S.; ARAÚJO, M. N.; SANTOS, F. B.; OLIVEIRA, R. C. R. O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital nas agências de intercâmbio da cidade de Maceió/Al durante a Pandemia Covid-19. Congresso de Gestão, Negócios e Tecnologia da Informação - CONGENTI, n. 3, 2021. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/13605>. Acesso em: 14 fev. 2023.
ROCHA, P. P.; FERREIRA, M. O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 25, n. 1, p. 253-266, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v25i1.5583
ROCHA, L. C; MARTINS, L. Pluralidade e impactos sociais dos projetos universitários. Revista de Ciências Sociais, vol. 23, n. 2, p. 95-102, 2019.
RUIZ, J. Metodología de lainvestigacióncualitativa. 5. ed. Bilbao: Universidad de Deusto, 2012.
SANTOS, A. J. R. W. A.; LAMPE, L.; SILVA, V. S.; MOREIRA, L. L.; PAULA, C. B. Mediação de experiências e aprendizados associados à cultura em Química em escolas de Ensino Médio. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 20-31, 2020b. DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3
SANTOS, A. J. R. W. A.; LAMPE, L.; SILVA, V. S.; MOREIRA, L. L.; SOUZA, E. V.; SOUZA, S. R. As redes sociais como promotoras de extensão universitária: em campanha contra a COVID-19. RevistaThema, v.20, p. 328-341, 2021a. DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.328-341.2165
SANTOS, A. J. R. W. A.; MOTA, J. V. M.; BARDINI, L. S.; SOUZA, E. V.; BORGES, R. D. Modificações na estética narrativa e visual como adaptações necessárias ao ambiente virtual. In: MARTINS, E. R. (org.) Tecnologia da informação e comunicação: Pesquisas em inovações tecnológicas. Guarujá: Editora Científica Digital, 2021c. p. 170-185. DOI: 10.37885/211106829
SANTOS, A. J. R. W. A.; SANGIOGO, F. A.; PAULA, C. B.; LAMPE, L.; MOREIRA, L. L.; SILVA, V. S. Mediação de conhecimentos de Química associados ao cotidiano através das ações de extensão do Projeto Transfere. In: MICHELON, F. F.; BANDEIRA, A. R. (org.) A extensão universitária nos 50 anos da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Editora UFPel, 2020a. p. 781-796. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5671>. Acesso em: 17 jun. 2022.
SANTOS, A. J. R. W. A.; SANTOS, G. B.; BARDINI, L. S.; SANTOS, J. C. Redes sociais como estratégia de apoio ao ensino de Química. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - EDEQ, n. 41, 2022a. Disponível em: <https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/51>. Acesso em: 7 fev. 2023.
SANTOS, G. B.; SANTOS, J. C.; SANTOS, A. J. R. W. A. Projeto QuiCo e suas ações na produção de materiais didáticos para atender o público dos meios digitais. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - EDEQ, n. 41, 2022. Disponível em: <https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/47>. Acesso em: 7 fev. 2023.
SANTOS, A. J. R. W. A.; SOUZA, E. V.; MOREIRA, L. L.; MOTA, J. V. M. As redes sociais aliadas à extensão universitária e sua contribuição na qualificação educacional. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 47-62, 2022b. DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1
SANTOS, A. J. R. W. A.; SOUZA, E. V.; MOREIRA, L. L.; MOTA, J. V. M.; LAMPE, L.; SOUZA, S. R.; SILVA, V. S.; ALVES, L. L. Plataformas digitais como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências. In: NÓBREGA, D. S.; SANTOS, L. F. (org.) Ciências em ação: Perspectivas distintas para o ensino e aprendizagem de Ciências. Guarujá: Editora Científica Digital, 2021b. p. 95-114. DOI: 10.37885/210303640
SCHNETZLER, R. P. Apontamentos sobre a história do ensino de Química no Brasil. In: SANTOS,W. L. P.; MALDANER, O. A.; MACHADO, P. F. L. (org) Ensino de Química em foco. Ijuí: Unijui, 2011. p. 58.
SOARES, A.; BARIN, C. Mídias sociais como ferramenta de ensino e aprendizagem. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - EDEQ, n. 36, 2016. Disponível em: < http://edeq.com.br/anais/Anais-36-edeq.pdf>. Acesso em: 09 set. 2022.
STRUNCK, G. L. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. 4. ed. Rio de Janeiro: Books, 2012.
TABER, K. S. Conceptual confusion in thechemistry curriculum: exemplifyingtheproblematicnatureofrepresentingchemicalconcepts as targetknowledge. FoundationsofChemistry, v. 22, n. 2 p. 309-334, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10698-019-09346-3
TAPIA, A. J. A motivação em sala de aula: O que é, e como se faz. 6 ed. São Paulo: Loyola, 1999.
TÓJAR HURTADO, J. C. Investigacióncualitativa:comprender y actuar. Madrid: La Muralla, 2006.
UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. Paris, 2010. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000191870>. Acesso em 3 fev. 2023.