PROJETO CARINHO: CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumen
Os projetos de extensão têm sido considerados como uma das formas de produção acadêmica na Universidade, ampliando as possibilidades de inserção na sociedade e promover o encontro do estudante com a realidade durante sua formação profissional. Na Universidade Federal de Pelotas, o Projeto Carinho atua junto a pessoas com deficiência com a promoção de atividades motoras e culturais. Investigou-se neste estudo o impacto da participação em um projeto de extensão universitário com pessoas com deficiência para a formação profissional em Educação Física. Nove estudantes e profissionais que participaram como monitores deste projeto de extensão compuseram a amostra do estudo. Os participantes redigiram um depoimento sobre a sua participação no Projeto Carinho e como ela impactou na sua formação profissional. Os resultados foram analisados destacando temas comuns emergentes nos depoimentos. Discutiu-se o papel de projetos de extensão como ferramentas efetivas para o aprofundamento teórico e o enfrentamento da realidade, como também destacou-se o papel formativo de projetos de extensão junto a pessoas com deficiência. Concluiu-se que a participação neste projeto de extensão conduziu a formação de profissionais com competência para atuar com pessoas com deficiência e a formação de cidadãos que valorizam a participação das pessoas com deficiência integrada à sociedade.
Descargas
Citas
ARAÚJO, R. S.; CRUZ, P. J. S. C. Reflexões epistemológicas sobre a extensãouniversitária: contribuições ao diálogo de saberes. Linhas Críticas, v. 28, e36816, 2022.https://doi.org/10.26512/lc28202236816
BRASIL.Lei Nº 9.394, de 20 dedezembro de 1996. Dispõe sobre Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República.
COCEPE / UFPel – Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Pelotas. Resolução no 06/2016. Normatiza e estabelece os procedimentos administrativos para os cursos procederem a curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação na Universidade Federal de Pelotas. Secretaria dos Conselhos Superiores.
FARIAS, M. R.; SILVEIRA, N. R.; GARCEZ, G. S. S.; NASCENTE, V. F.; MARQUES, A. C. Impacto das ações extensionistas do “projeto Carinho:Downdança” na pandemia de Covid-19. XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – CONBRACE. Anais.0PA,2021a.
FARIAS, M. R.; GARCEZ, G. S. S.; SILVEIRA, N. R.; NASCENT0E, V. F.; MARQUES, A. C. Projeto Carinho: Downdança”: impactos das açõesextencionistas na pandemia de Covid-19. VIII Congresso de Extensão e Cultura – 7ª Semana Integrada UFPel. Anais. 2021b.
FERNANDES, M. C.; SILVA, L. M. S.; MACHADO, A. L. G.; MOREIRA, T. M. Universidade e a extensão universitária:a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista. v. 28, n. 4, p. 169-194, 2012.
GLAT, R.; FERNANDES, E.M. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobreos paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Revista Inclusão, v.1,n.1, p.35-39, 2005.
MARQUES, A. C.; NAHAS, M. V. Qualidade de vida de pessoas portadoras de síndrome de Down, com mais de 40 anos,no Estado de Santa Catarina. Revista Brasileira de Ciência & Movimento, v. 11, n. 2, p. 55-61, 2003.
MARQUES, A. C.; SILVEIRA, N. R.; RAMSON, B. P.; KRÜGER, G. R.; SILVEIRA, J. R. Ações do projeto Carinho durante o isolamento socialocasionado pela Covid-19: grupo Downdança. Revista Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 91-106, 2021.
NASCENTE, V. F.; DUTRA, E. V.; GARCEZ, G. S. S.; FARIAS, M. R.; SILVEIRA, N. R.; MARQUES, A. C. Relato de experiência: as ações do “projeto Carinho: se movimentando na pandemia”. VIII Congresso de Extensão e Cultura – 7ª Semana Integrada UFPel. Anais. 2021.
NOGUEIRA, M. D. P. O fórum de pró-reitores de extensão das universidades públicas brasileiras:um ator social em construção. Interfaces: Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 35-47, 2013.
SANTOS, B. S. La universidadenelsiglo XXI: Para una reforma democrática y emancipatoria de launiversidad. Bolivia, La Paz: CIDES-UMSA, ASDI y Plural editores, 2007.
SANTOS JÚNIOR, A. L. Universidade e sociedade: uma relação possível pelas vias da extensão universitária. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 13, p. 299-335, 2013.
TAVARES, L. M. F. L.; SANTOS, L. M. M.; FREITAS, M. N. C. A educação inclusiva: um estudo sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 4, p. 527-542, 2016.