PROJETO CARINHO: CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumen

Os projetos de extensão têm sido considerados como uma das formas de produção acadêmica na Universidade, ampliando as possibilidades de inserção na sociedade e promover o encontro do estudante com a realidade durante sua formação profissional. Na Universidade Federal de Pelotas, o Projeto Carinho atua junto a pessoas com deficiência com a promoção de atividades motoras e culturais. Investigou-se neste estudo o impacto da participação em um projeto de extensão universitário com pessoas com deficiência para a formação profissional em Educação Física. Nove estudantes e profissionais que participaram como monitores deste projeto de extensão compuseram a amostra do estudo. Os participantes redigiram um depoimento sobre a sua participação no Projeto Carinho e como ela impactou na sua formação profissional. Os resultados foram analisados destacando temas comuns emergentes nos depoimentos. Discutiu-se o papel de projetos de extensão como ferramentas efetivas para o aprofundamento teórico e o enfrentamento da realidade, como também destacou-se o papel formativo de projetos de extensão junto a pessoas com deficiência. Concluiu-se que a participação neste projeto de extensão conduziu a formação de profissionais com competência para atuar com pessoas com deficiência e a formação de cidadãos que valorizam a participação das pessoas com deficiência integrada à sociedade.

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Biografía del autor/a

Thábata Viviane Brandão Gomes, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.
Graduação em Educação Física - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, MG; Especialização em Atividade Física na Promoção da Saúde - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, MG;  Mestrado em Educação Física - Universidade Federal de Minas Gerais, MG; Doutorado em Ciências do Esporte - Universidade Federal de Minas Gerais, MG; Membro pesquisadora do Laboratório de Comportamento Motor (LACOM) - UFPel; Membro pesquisadora do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (NEAFA) - UFPel; Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas.
Naiélen Rodrigues Silveira, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas.

Mylena Rocha de Farias, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Mestranda em Epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Centro de Pesquisas Epidemiológicas, Universidade Federal de Pelotas.

Victória Fernandes Nascente, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas.

Rodolfo Novellino Benda, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.
Graduação em Educação Física e Desportos - Universidade Federal de Juiz de Fora, MG; Especialização em Ciência do Treino de Alto Rendimento - Universidade Gama Filho, RJ; Especialização em Voleibol - Universidade Gama Filho, RJ; Mestrado em Educação Física - Universidade Gama Filho, RJ; Doutorado em Educação Física - Universidade de São Paulo, SP; Pós-doutorado na University of Connecticut, CT - USA; - Professor da Universidade Federal de Minas Gerais por 28 anos; Presidente da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor entre 2008 e 2010; Membro pesquisador do Laboratório de Comportamento Motor - UFPel. Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas.

Citas

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Publicado
2023-05-22