PROJETO CARINHO: CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavras-chave: Extensão, Universidade, Pessoas com deficiência, Educação física

Resumo

Os projetos de extensão têm sido considerados como uma das formas de produção acadêmica na Universidade, ampliando as possibilidades de inserção na sociedade e promover o encontro do estudante com a realidade durante sua formação profissional. Na Universidade Federal de Pelotas, o Projeto Carinho atua junto a pessoas com deficiência com a promoção de atividades motoras e culturais. Investigou-se neste estudo o impacto da participação em um projeto de extensão universitário com pessoas com deficiência para a formação profissional em Educação Física. Nove estudantes e profissionais que participaram como monitores deste projeto de extensão compuseram a amostra do estudo. Os participantes redigiram um depoimento sobre a sua participação no Projeto Carinho e como ela impactou na sua formação profissional. Os resultados foram analisados destacando temas comuns emergentes nos depoimentos. Discutiu-se o papel de projetos de extensão como ferramentas efetivas para o aprofundamento teórico e o enfrentamento da realidade, como também destacou-se o papel formativo de projetos de extensão junto a pessoas com deficiência. Concluiu-se que a participação neste projeto de extensão conduziu a formação de profissionais com competência para atuar com pessoas com deficiência e a formação de cidadãos que valorizam a participação das pessoas com deficiência integrada à sociedade.

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Biografia do Autor

Thábata Viviane Brandão Gomes, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.
Graduação em Educação Física - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, MG; Especialização em Atividade Física na Promoção da Saúde - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, MG;  Mestrado em Educação Física - Universidade Federal de Minas Gerais, MG; Doutorado em Ciências do Esporte - Universidade Federal de Minas Gerais, MG; Membro pesquisadora do Laboratório de Comportamento Motor (LACOM) - UFPel; Membro pesquisadora do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (NEAFA) - UFPel; Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas.
Naiélen Rodrigues Silveira, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas.

Mylena Rocha de Farias, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Mestranda em Epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Centro de Pesquisas Epidemiológicas, Universidade Federal de Pelotas.

Victória Fernandes Nascente, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas.

Rodolfo Novellino Benda, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.
Graduação em Educação Física e Desportos - Universidade Federal de Juiz de Fora, MG; Especialização em Ciência do Treino de Alto Rendimento - Universidade Gama Filho, RJ; Especialização em Voleibol - Universidade Gama Filho, RJ; Mestrado em Educação Física - Universidade Gama Filho, RJ; Doutorado em Educação Física - Universidade de São Paulo, SP; Pós-doutorado na University of Connecticut, CT - USA; - Professor da Universidade Federal de Minas Gerais por 28 anos; Presidente da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor entre 2008 e 2010; Membro pesquisador do Laboratório de Comportamento Motor - UFPel. Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado
2023-05-22