DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS INFORMATIVOS RELACIONADOS À COVID-19 E SUA DIVULGAÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS NA PANDEMIA

  • Renata Marques de Oliveira
  • Amanda Márcia dos Santos Reinaldo
  • Elton Junio Sady Prates
  • Daniel Nunes Pinto
  • Luiza Clarindo Souza
  • Ana Carolina Campos Coelho

Resumen

Ao delimitar o impacto da pandemia da Covid-19 na saúde mental da população, a infodemia e a desinformação como desafios do cenário pandêmico, objetivou-se desenvolver e disseminar materiais para promoção da educação em saúde por meio das mídias sociais. Realizou-se uma pesquisa aplicada com o desenvolvimento e disseminação, de março de 2020 a março de 2021, de flyers por meio do Instagram. Cinco flyers que registraram mais impressões segundo métricas do Instagram: 1) Cumprimento de medidas sanitárias para prevenir reinfecção e como sinal de respeito ao próximo (391); 2) Movimentos antivacinas (299); 3) Sindemia e Covid-19 (272); 4) Relacionamentos a distância (236) e 5) Consumo abusivo de álcool durante pandemia (235). Os flyers alcançaram, por meio do Instagram, um número expressivo de pessoas, das mais diferentes localidades e faixas etárias. O interesse da população por esse tipo de conteúdo foi fortalecido a partir do momento em que estratégias de design foram adotadas a fim de tornar o conteúdo mais atrativo para os usuários das mídias sociais. A preocupação em alinhar a definição dos temas, em cada ciclo de trabalho, aos interesses da população foi confirmada ao consultar no Google Trends os assuntos mais buscados pelos internautas nos diferentes momentos da pandemia.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2022-09-23