IMAGENS EM AÇÃO NA DANÇA E NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DIAMANTINA-MG
Resumen
O objetivo deste trabalho é apresentar as memórias visuais do projeto poéticas do corpo, uma ação de extensão e cultura universitária em Diamantina-MG. As imagens, conectando-se às reflexões sobre dança e ensino desenvolvidas, oferecem ao leitor outra possibilidade de acesso às experiências corporais, realçando, sobretudo, a camada da dimensão sensível do gesto. Almejando vivenciar a dança na perspectiva da linguagem, o projeto fundamentou-se, especialmente, nos princípios de Laban, a partir dos estudos de Marques (2010). Os registros comunicam sobre o processo pedagógico, conduzido com ênfase na dimensão da pesquisa gestual, considerando as qualidades expressivas do movimento e a relação do corpo com o espaço. Ao possibilitar o conhecimento a esse acervo, de caráter artístico, também se tem a intenção de sensibilizar o leitor através da contemplação, que pode despertar inúmeras sensações, emoções e percepções individuais. Reflexões sobre os processos criativos em dança e propostas artísticas contemporâneas que inspiraram as práticas de ensino do projeto sustentam as discussões deste ensaio. Enfatiza-se a importância das ações extensionistas nas universidades, assim como a necessidade de espaços em que tais experiências possam ser compartilhadas e valorizadas no meio científico.
Descargas
Citas
FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, 2007.
GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
GIL, José. Movimento total:o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
GONÇALVES, Jessé Pereira da Silva; ANDRADE, Jhonathan Rocha. O ensino da dança: um relato de experiência do projeto de extensão e cultura poéticas do corpo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física)- Departamento de Educação Física, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2022.
LABAN, Rudolf. O domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
MADUREIRA, José Rafael. O modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick no contexto de ensino de dança. Repertório, Salvador, ano 22, n. 33, p. 137-157, 2019. Disponível em:https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/32011. Acesso em: 1 jul. 2022.
MARQUES, Isabel. Linguagem da dança:arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
ZANCAN, RubianeFalkenberg.O espectador na dança: um estudo de recepção aplicada. 2018, Tese (Doutorado em Artes Cênicas) -Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.