ABORDAGENS DE AVALIAÇÃO DE MESTRADOS INTERINSTITUCIONAIS

auto-análise de uma experiência - o caso do convênio UFRGS/UFPel

  • Denise Leite
  • Maria Isabel da Cunha
Palavras-chave: avaliação institucional, ensino superior, universidade, convênio interinstitucional, programas de pós-graduação em educação

Resumo

Em 1992 formou-se em reunião da ANPED um grupo interinstitucional que passou a desenvolver pesquisa conjunta sobre a revitalização do ensino de graduação. A aproximação dos pesquisadores no exercício da atividade de pesquisa, mobilizou contatos com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, motivando a realização de um convênio para implantação do Mestrado em Educação na UFPEL. Ao final de 4 anos de atividades voluntárias dos docentes da universidade mais antiga, o novo programa recebeu uma avaliação CAPES que, na prática, desconsiderou a existência do convênio. Docentes, pesquisadores e alunos das duas instituições fizeram análises sobre os avanços obtidos e as perdas decorrentes de causas variadas e do ajuste ao modelo avaliativo CAPES. Este trabalho traz à discussão a história, o processo de desenvolvimento e os resultados de um convênio interinstitucional, fazendo uma reflexão e uma crítica sobre modos e finalidades da avaliação institucional.

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Artigos