ABORDAGENS DE AVALIAÇÃO DE MESTRADOS INTERINSTITUCIONAIS
auto-análise de uma experiência - o caso do convênio UFRGS/UFPel
Résumé
Em 1992 formou-se em reunião da ANPED um grupo interinstitucional que passou a desenvolver pesquisa conjunta sobre a revitalização do ensino de graduação. A aproximação dos pesquisadores no exercício da atividade de pesquisa, mobilizou contatos com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, motivando a realização de um convênio para implantação do Mestrado em Educação na UFPEL. Ao final de 4 anos de atividades voluntárias dos docentes da universidade mais antiga, o novo programa recebeu uma avaliação CAPES que, na prática, desconsiderou a existência do convênio. Docentes, pesquisadores e alunos das duas instituições fizeram análises sobre os avanços obtidos e as perdas decorrentes de causas variadas e do ajuste ao modelo avaliativo CAPES. Este trabalho traz à discussão a história, o processo de desenvolvimento e os resultados de um convênio interinstitucional, fazendo uma reflexão e uma crítica sobre modos e finalidades da avaliação institucional.