O ACERVO MEMÓRIA DOCUMENTAL DA CIDADE DE SÃO PAULO:

contribuições para a História do patrimônio educativo

Résumé

O objetivo do artigo é problematizar o papel dos artefatos escolares na constituição da memória e identidade da escola paulistana. Toma-se como objeto o acervo histórico da Memória Documental, da Secretaria Municipal de Educação que mantém uma valiosa massa documental sobre a história da Educação da cidade de São Paulo desde a década de 1930. Os procedimentos metodológicos ancoram-se na História da Cultura Material. O provimento encontrado neste acervo emerge como patrimônio cultural, herança e memória de algo que se consolidou ao longo do tempo e que referencia a identidade da escola no município de São Paulo.

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Biographie de l'auteur

Eduardo Bezerra de Souza , Universidade Federal de São Paulo (

Doutorando pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Ensino de Língua e Literatura  (NIPELL). Atua como assistente técnico de educação na Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação  (SME) – São Paulo.

Publiée
2023-07-14
Rubrique
Dossiê