O GRUPO ESCOLAR PROFESSORA MARIA EDITH SELBACH E OS EXAMES FINAIS (1934-1945)

Résumé

O presente artigo analisou a cultura escolar a partir dos exames finais no Grupo Escolar Professora Maria Edith Selbach, da Vila Barão, na época município de Montenegro/RS entre os anos de 1937 a 1945. O principal objetivo foi averiguar as práticas atribuídas, no que diz respeito aos saberes e rituais dos exames finais. As fontes foram livros e atas redigidas por diretores e professores. Conclui-se que o grupo foi marcado por práticas avaliativas aplicadas trimestralmente e ao final do ano, por meio dos exames finais. Os estudantes que obtinham resultados de destaque eram premiados.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Fernanda Rodrigues Zanatta, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação como bolsista PROSUC/CAPES. Mestra em Educação (PPGEdu/UCS). Cursa Especialização em Gestão Escolar (UERGS). Cursou Especialização latu sensu em Psicopedagogia (360 horas) e Gestão Escolar (UFRGS 400 horas). Tem graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio do Sinos – UNISINOS (2002). Professora das redes estadual e municipal de ensino no município de Barão. Membro do GRUPHEIM (Grupo de Pesquisa em História, Imigração e Memória).

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul

ursou Licenciatura Plena em História pela UCS (1997), mestrado em História na PUC/RS (2001) e doutorado em Educação na UNISINOS (2008). Pós-doutorado em História da Educação pela Università Degli Studi di Macerata e Università Del Molise (2018/2019). É professora da Universidade de Caxias do Sul atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em História. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Lidera o Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM).

Publiée
2023-07-14
Rubrique
Dossiê