Grupo Escolar Maestra Maria Edith Selbach y los exámenes finales (1934-1945)

Palabras clave: Grupo escolar; exámenes finales; nacionalización.

Resumen

El presente artículo analizó la cultura escolar a partir de los exámenes finales en el Grupo Escolar Professora Maria Edith Selbach, de Vila Barão, entonces municipio de Montenegro/RS, entre los años 1937 y 1945. El objetivo principal fue investigar las prácticas asignadas, en lo que se refiere a los saberes y rituales de los exámenes finales. Las fuentes fueron libros y actas escritas por directores y profesores. Se concluye que el grupo estuvo marcado por las prácticas evaluativas aplicadas trimestralmente y al final del año, por medio de los exámenes finales. Los estudiantes que lograban resultados de destaque eran premiados.

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Biografía del autor/a

Fernanda Rodrigues Zanatta, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação como bolsista PROSUC/CAPES. Mestra em Educação (PPGEdu/UCS). Cursa Especialização em Gestão Escolar (UERGS). Cursou Especialização latu sensu em Psicopedagogia (360 horas) e Gestão Escolar (UFRGS 400 horas). Tem graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio do Sinos – UNISINOS (2002). Professora das redes estadual e municipal de ensino no município de Barão. Membro do GRUPHEIM (Grupo de Pesquisa em História, Imigração e Memória).

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul

ursou Licenciatura Plena em História pela UCS (1997), mestrado em História na PUC/RS (2001) e doutorado em Educação na UNISINOS (2008). Pós-doutorado em História da Educação pela Università Degli Studi di Macerata e Università Del Molise (2018/2019). É professora da Universidade de Caxias do Sul atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em História. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Lidera o Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM).

Publicado
2023-07-14
Sección
Dossiê