CAMPANHA PRÓ-EDUCAÇÃO E A FRENTE NEGRA PELOTENSE:

a luta pela alfabetização e a instrução nas páginas do jornal A Alvorada, Pelotas/RS (1933-1936)

Résumé

O presente artigo investiga a Campanha Pró-Educação veiculada no periódico da imprensa negra local A Alvorada no período de 1933-1936. O trabalho tem o propósito de discutir o direito à educação pelo viés da luta empreendida pelas associações negras da cidade de Pelotas frente a uma política de exclusão social e racial da população afrodescendente nas escolas. Foi possível verificar que a campanha foi arquitetada pelos jornalistas negros e pela Frente Negra pelotense com o objetivo de criar escolas e auxiliar financeiramente os pais que não conseguiam matricular seus filhos nas escolas do município.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Natália Garcia Pinto, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em História – UFRGS; Pós-Doutora em Educação pelo PPGEDU/IFSUL. Professora do Curso de Licenciatura em História a distância/UFPEL/UAB e professora dos anos finais do ensino fundamental na Escola La Salles/Pelotas, tendo interesse e experiência na área de História com ênfase na história da educação no pós-abolição.

Adriana Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul Rio-Grandense

Doutora em Educação (UFMG) é professora do Instituto Federal Sul Rio-Grandense e atua junto ao Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Doutorado em Educação e Tecnologia e Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia. Desenvolve estudos com ênfase em História da Educação, Ensino de História, Educação Técnico Profissional e Profissão Docente.

Publiée
2023-07-14
Rubrique
Dossiê