PARA QUAL ESCOLA VOCÊ DEVE ENVIAR OS SEUS FILHOS?

Auf welche Schule sie ihre Kinder schicken sollten?

Résumé

O objetivo deste artigo é mapear comportamentos doutrinários, ideológicos, e pedagógicos presentes na cultura escolar de duas Deutsche Schulen (Escolas Alemãs) urbanas, instituições escolares localizadas nas cidades de Pelotas, Brasil e Buenos Aires, Argentina (1900-1930). As fontes principais são Relatórios de Jubileus Comemorativos das duas instituições. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa que utiliza os referenciais teóricos-epistemológicos da História Cultural e História Conectada. Cultura escolar e tradições étnicas com vistas à continuidade do Deutschtum mesclaram-se sincronicamente ao cotidiano de alunos teuto-brasileiros e teuto-argentinos no início do século XX.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Maria Angela Peter da Fonseca, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação-UFPel.

Elomar Antonio Callegaro Tambara, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas. Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação-UFPel.

Publiée
2023-07-14
Rubrique
Dossiê