EXPERIÊNCIAS COM O CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Résumé

Este estudo teve como objetivo analisar experiências documentadas com o currículo cultural da Educação Física na Educação Infantil, no repositório do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF/FE-USP). Trata-se de pesquisa bibliográfica na qual se realizou um gesto descritivo-analítico a partir de quatro capítulos de livros, duas dissertações, uma tese e 16 relatos de prática, produzidos entre 2006 e 2021, disponíveis nesse repositório . Os resultados evidenciam experiências próximas das proposições contemporâneas dos estudos sociais da infância que posicionam bebês e crianças pequenas como produtoras de cultura, sujeitos sociais com direitos que podem/devem ser escutados e ter suas vozes consideradas na sociedade e nas práticas educacionais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Leonardo Leonardo de Carvalho Duarte, Universidade Estadual de Feira Santana

Doutor em Educação

Universidade Estadual de Feira de Santana

Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar da FEUSP (www.gpef.fe.usp.br)

Áreas de interesse: Educação Física escolar, Educação Física cultural, Formação de Professores, Infância e Educação Infantil.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Livre-Docente em Metodologia do Ensino

Universidade de São Paulo

Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar da FEUSP (www.gpef.fe.usp.br)

Áreas de interesse: Educação Física escolar, Currículo, Teorias pós-críticas, Formação de Professores

Publiée
2023-07-10
Rubrique
Artigos