INTERDIÇÕES E MANIFESTAÇÕES DE PODER

questão de culturas?

  • Eliana Vogel Jaeger

Résumé

A pesquisa traz um estudo etnográfico realizado em uma Instituição de Ensino do Alto Vale do Itajaí, SC, com uma professora do Ensino Fundamental, séries iniciais, e 23 estudantes. A análise dos dados se fez via princípios do discurso, para uma compreensão de como se produzem alguns significados. Pode-se dizer que, entre os resultados da pesquisa, estão as várias maneiras de interditar, dentre elas: o enquadramento dos estudantes aos ritmos de execução das tarefas e a arrumação dos corpos. Conclui-se que as interdições se manifestam no ambiente escolar para que o seu espaço seja um local em que o indivíduo possa ser 'melhorado'. A pesquisa almeja colaborar para a discussão dos estudos relacionados à educação, que têm como campo de investigação a linguagem e, principalmente, quando associada ao debate sobre a interdição e seu vínculo com a cultura, a forma de interdição na escola e o seu uso. 

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Entrevistas