PATRIMÔNIO HISTÓRICO- EDUCATIVO

registrando a história institucional do Núcleo de Educação Infantil da Unifesp

Palavras-chave: Patrimônio histórico-educativo; Narrativas; NEI-Paulistinha.

Resumo

Este artigo resulta de um Projeto de Extensão que teve como mote a celebração dos 50 anos do Núcleo de Educação Infantil – Escola Paulistinha de Educação, da Universidade Federal de São Paulo, em que propuséramos uma discussão sobre o processo de (re)construção histórica do patrimônio educativo dessa instituição. Para tanto, apresentamos um conjunto de materiais portadores de memória que, ao serem analisados crítica e reflexivamente, oferecem indícios sobre o funcionamento da escola, suas principais mudanças e permanências, sobre quem eram e como se relacionam seus sujeitos, e ratificam a importância da guarda e preservação da memória de instituições escolares

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peterson Mendes Paulino , Universidade Federal de São Paulo

Graduando em História na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/Unifesp), Bolsista do Projeto de Extensão “50 anos da Paulistinha: partir da história” (Edital PIBEX/Unifesp 185/2022) e Membro Associado da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH).

Dilma Antunes Silva , Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atuando no Núcleo de Educação Infantil – Escola Paulistinha de Educação. Coordenadora do Projeto de Extensão “50 anos da Paulistinha: partir da história”. 

Ana Paula Santiago do Nascimento, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), professora na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atuando no Núcleo de Educação Infantil –Escola Paulistinha de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIFESP Campus Guarulhos). Vice-coordenadora do Projeto de Extensão “50 anos da Paulistinha: partir da história”.

Publicado
2023-07-17
Seção
Dossiê