CAMPANHA PRÓ-EDUCAÇÃO E A FRENTE NEGRA PELOTENSE:

a luta pela alfabetização e a instrução nas páginas do jornal A Alvorada, Pelotas/RS (1933-1936)

Palavras-chave: Campanha Pró-Educação; História da Educação; Pós-abolição.

Resumo

O presente artigo investiga a Campanha Pró-Educação veiculada no periódico da imprensa negra local A Alvorada no período de 1933-1936. O trabalho tem o propósito de discutir o direito à educação pelo viés da luta empreendida pelas associações negras da cidade de Pelotas frente a uma política de exclusão social e racial da população afrodescendente nas escolas. Foi possível verificar que a campanha foi arquitetada pelos jornalistas negros e pela Frente Negra pelotense com o objetivo de criar escolas e auxiliar financeiramente os pais que não conseguiam matricular seus filhos nas escolas do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Garcia Pinto, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em História – UFRGS; Pós-Doutora em Educação pelo PPGEDU/IFSUL. Professora do Curso de Licenciatura em História a distância/UFPEL/UAB e professora dos anos finais do ensino fundamental na Escola La Salles/Pelotas, tendo interesse e experiência na área de História com ênfase na história da educação no pós-abolição.

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul Rio-Grandense

Doutora em Educação (UFMG) é professora do Instituto Federal Sul Rio-Grandense e atua junto ao Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Doutorado em Educação e Tecnologia e Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia. Desenvolve estudos com ênfase em História da Educação, Ensino de História, Educação Técnico Profissional e Profissão Docente.

Publicado
2023-07-14
Seção
Dossiê