EXPERIÊNCIAS COM O CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Educação Física; currículo cultural; Educação Infantil.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar experiências documentadas com o currículo cultural da Educação Física na Educação Infantil, no repositório do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF/FE-USP). Trata-se de pesquisa bibliográfica na qual se realizou um gesto descritivo-analítico a partir de quatro capítulos de livros, duas dissertações, uma tese e 16 relatos de prática, produzidos entre 2006 e 2021, disponíveis nesse repositório . Os resultados evidenciam experiências próximas das proposições contemporâneas dos estudos sociais da infância que posicionam bebês e crianças pequenas como produtoras de cultura, sujeitos sociais com direitos que podem/devem ser escutados e ter suas vozes consideradas na sociedade e nas práticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo de Carvalho Duarte, Universidade Estadual de Feira Santana

Doutor em Educação

Universidade Estadual de Feira de Santana

Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar da FEUSP (www.gpef.fe.usp.br)

Áreas de interesse: Educação Física escolar, Educação Física cultural, Formação de Professores, Infância e Educação Infantil.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Livre-Docente em Metodologia do Ensino

Universidade de São Paulo

Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar da FEUSP (www.gpef.fe.usp.br)

Áreas de interesse: Educação Física escolar, Currículo, Teorias pós-críticas, Formação de Professores

Publicado
2023-07-10
Seção
Artigos