Os “clássicos” e a violência simbólica como colonialidade do saber
o caso do Visconde de Taunay
Palavras-chave:
Visconde de Taunay, Violência simbólica, Colonialidade do saber, Recepção dos clássicos
Resumo
Este trabalho tem por objetivo propor uma interpretação da figura do Visconde de Taunay que agregue os conceitos de violência simbólica, colonialidade do saber e discurso patrimonial autorizado. Com efeito, discutiremos a relação entre a elite administrativa do Império e os processos de exclusão inerentes ao sistema educacional da época, levando em consideração os usos da Antiguidade como fator de exclusão, de distinção social e, desta forma, de violência simbólica, no contexto de um mundo periférico no cenário internacional.
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Publicado
2022-09-14
Como Citar
Vargas de Souza, M., & da Silva Santana, E. (2022). Os “clássicos” e a violência simbólica como colonialidade do saber: o caso do Visconde de Taunay. Revista Discente Ofícios De Clio, 4(7), 190. Recuperado de https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio/article/view/1947
Seção
Artigos Livres