Os “clássicos” e a violência simbólica como colonialidade do saber
o caso do Visconde de Taunay
Abstract
Este trabalho tem por objetivo propor uma interpretação da figura do Visconde de Taunay que agregue os conceitos de violência simbólica, colonialidade do saber e discurso patrimonial autorizado. Com efeito, discutiremos a relação entre a elite administrativa do Império e os processos de exclusão inerentes ao sistema educacional da época, levando em consideração os usos da Antiguidade como fator de exclusão, de distinção social e, desta forma, de violência simbólica, no contexto de um mundo periférico no cenário internacional.
Downloads
Download data is not yet available.
Published
2022-09-14
How to Cite
Vargas de Souza, M., & da Silva Santana, E. (2022). Os “clássicos” e a violência simbólica como colonialidade do saber: o caso do Visconde de Taunay. Revista Discente Ofícios De Clio, 4(7), 190. Retrieved from https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio/article/view/1947
Section
Artigos Livres