Sobre a Revista
Possui como escopo proporcionar aos graduandos e pós-graduandos do Departamento de História da UFPel e de outras instituições, bem como de áreas afins, um espaço acadêmico para publicação de artigos autorais, visando o aprimoramento e qualificação dos discentes. Articular e promover o debate entre os pesquisadores da área de História e afins, em uma perspectiva interdisciplinar, fomentando o intercâmbio interinstitucional. Incentivar a reflexão sobre a Pesquisa, Ensino e Extensão entre os discentes.
Peridiocidade
- A Revista tem periodicidade semestral.
- A Equipe Editorial prezará pela publicação de um número de produções equitativo entre graduação e pós-graduação.
- Serão aceitos apenas artigos inéditos de História ou áreas com temas afins. O autor deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído a no máximo seis meses no momento do envio.
- Os autores dos trabalhos enviados à Revista receberão uma resposta sobre a aprovação de suas produções em um prazo máximo de seis meses.
- A comunicação entre autores e Equipe Editorial ocorrerá através do email oficiosdeclio@gmail.com.
- A rigorosa revisão ortográfica e gramatical será requisito básico para o aceite dos textos submetidos à Revista.
- Casos de plágio ou autoplágio serão prontamente desqualificados pela Equipe Editorial.
- O processo avaliativo iniciará com uma pré-avaliação, de acordo com as normas de publicação da Revista, levada a efeito pela Equipe Editorial.
- Posteriormente, uma cópia sem identificação do autor será enviada a um parecerista ad hoc. Em caso de necessidade de alterações, o texto será reencaminhado ao autor, que será responsável pelas mesmas.
- Os professores que fizerem parte da Equipe Editorial não participarão da pré-avaliação de artigos de seus orientandos ou bolsistas. Os professores que comporem os Conselhos Editorial ou Consultivo não participarão da avaliação de artigos de seus orientandos, bolsistas ou monitores.
- Aos discentes que compõe a Equipe Editorial será facultada a publicação na revista, contudo não participarão do processo avaliativo de seu próprio artigo.
Regimento
1 – Da identificação
1.1. A Revista Discente Ofícios de Clio foi criada em 2014 e está ligada ao Departamento de História (DH) e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), vinculados ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Este Projeto foi elaborado no âmbito das atividades do Laboratório de Ensino de História (LEH).
1.2. O Projeto de Ensino em questão é registrado junto a Pró-Reitoria de Graduação da UFPel.
1.3. A Revista é disponibilizada online em formato PDF no site https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio.
1.4. A publicação, bem como o acesso à Revista, são gratuitos.
2 - Da formação
2.1. A Equipe Editorial, formada por discentes do curso de Licenciatura e Bacharelado em História, além de discentes do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFPel, é constituída ainda por um professor, Coordenador do Projeto de Ensino, e Professores Colaboradores, todos ligados ao DH ou ao PPGH. A função da Equipe Editorial é desempenhar todas as tarefas referentes ao recebimento, organização e publicação da Revista.
2.1.1. A escolha dos discentes que comporão a Equipe Editorial será realizada pelo Professor Coordenador em consonância com os Professores Colaboradores.
2.1.2. Em casos excepcionais, a critério do Coordenador do Projeto, mais um discente poderá fazer parte da Equipe Editorial.
2.1.3. Caberá ao Professor Coordenador do projeto a função de Editor-Chefe. O bolsista do projeto, quando houver, ocupará o cargo de Editor-Assistente. Quando não houver bolsista, o Professor Coordenador do projeto escolherá um discente para ocupar essa função.
2.1.4. O Centro Acadêmico dos cursos de História (CAHis) poderá designar um representante por gestão, para acompanhar as reuniões da Equipe Editorial.
2.2. O Conselho Editorial, formado por profissionais reconhecidos na área de História e afins, externos ao DH e ao PPGH /UFPel, tem a função de apoiar a Equipe Editorial, divulgar a Revista, encaminhar publicações e, se solicitados, avaliar artigos.
2.3. O Conselho Consultivo, formado pelo corpo docente do Departamento de História e do PPGH da UFPel, tem a função de apoiar a Equipe Editorial, divulgar a Revista e estimular publicações dos discentes e, se solicitados, avaliar artigos. Anualmente será realizada uma reunião ampliada da Equipe Editorial com os membros do Conselho Editorial, a fim de permitir o acompanhamento dos trabalhos realizados.
2.4. Para a avaliação dos artigos serão convidados profissionais da área de História e afins, na função de pareceristas ad hoc. No caso da avaliação das produções de graduação deverão ser portadores, no mínimo, do título de Mestre, e de Doutor quando da avaliação de pós-graduandos.
3 – Dos objetivos
3.1. Proporcionar aos graduandos e pós-graduandos de História da UFPel e de outras instituições, bem como de áreas afins, um espaço acadêmico para publicação de artigos autorais, visando o aprimoramento e qualificação dos discentes.
3.2. Articular e promover o debate entre os pesquisadores da área de História e afins, em uma perspectiva interdisciplinar, fomentando o intercâmbio interinstitucional.
3.3. Incentivar a reflexão sobre a Pesquisa, Ensino e Extensão entre os discentes.
4 – Das características da Revista, regras de seleção e publicação
4.1. A Revista tem periodicidade semestral.
4.1.1. A Equipe Editorial prezará pela publicação de um número de produções equitativo entre graduação e pós-graduação.
4.2. Serão aceitos apenas artigos inéditos de História ou áreas com temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O autor deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído a no máximo seis meses no momento do envio.
4.3. Os autores dos trabalhos enviados à Revista receberão uma resposta sobre a aprovação de suas produções em um prazo máximo de seis meses.
4.4. A comunicação entre autores e Equipe Editorial ocorrerá através do email oficiosdeclio@gmail.com
4.5. A rigorosa revisão ortográfica e gramatical será requisito básico para o aceite dos textos submetidos à Revista.
4.6. Casos de plágio ou autoplágio serão prontamente desqualificados pela Equipe Editorial.
4.7. O processo avaliativo iniciará com uma pré-avaliação, de acordo com as normas de publicação da Revista, levada a efeito pela Equipe Editorial. Posteriormente, uma cópia sem identificação do autor será enviada a um parecerista ad hoc. Em caso de necessidade de alterações, o texto será reencaminhado ao autor, que será responsável pelas mesmas.
4.7.1. Os professores que fizerem parte da Equipe Editorial não participarão da pré-avaliação de artigos de seus orientandos ou bolsistas. Os professores que compuserem os Conselhos Editorial ou Consultivo não participarão da avaliação de artigos de seus orientandos, bolsistas ou monitores.
4.7.2. Aos discentes que compõe a Equipe Editorial será facultada a publicação na revista, contudo não participarão do processo avaliativo de seu próprio artigo.