Professores e Trabalhadores
memórias docentes sobre o Curso de História da FAFIN/FFCL (atual UFRN)
Resumen
O objetivo deste artigo foi investigar de que maneira um grupo de professores aposentados do Curso de História da Faculdade de Filosofia de Natal (FAFIN), posteriormente chamada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), construiu representações da formação ofertada no Curso e das condições do trabalho docente, no período anterior à incorporação do Curso à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1968. Para isso, foram analisadas entrevistas feitas com os docentes da primeira e segunda gerações, em 2006 e em 2018. Foram mobilizados os conceitos de Trabalho (LEFEBVRE, 2013), Geração (SIRINELLI, 1986), Fonte Oral (PORTELLI, 2016) e Memória (NORA, 1993). Foi utilizada a metodologia de análise de fontes orais. Foi notável a influência nesse processo do objetivo de atender demandas do tempo presente da produção das fontes orais, pela circunstância comemorativa dos momentos (efemérides dos 50 e 60 anos do Curso).