ESPECIFICIDADES DAS RESPOSTAS DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS TURÍSTICAS EM CONTEXTO DE CRISE

Résumé

Objetivos do estudo: Este artigo objetiva avaliar se há diferenças nas respostas de micro, pequenas e médias empresas, MPMEs a choques externos no setor de turismo em comparação com as MPMEs dos demais setores econômicos.

Metodologia/abordagem: O método quase experimental é adotado usando um conjunto de dados exclusivo que investigou os impactos da COVID-19 em 6.138 MPMEs sediadas no Brasil. Para minimizar possíveis vieses o Propensity Score Matching, PSM, foi utilizado para realizar pareamento entre as MPMEs do grupo de tratamento, empresas do ramo de turismo, e o grupo controle constituído pelas MPMEs dos demais setores.

Principais resultados: os resultados obtidos indicaram a existência de diferenças importantes entre os grupos de tratamento e controle. No entanto, a análise das médias não revelou significância estatística nas diferenças entre os grupos após o pareamento, o que sugere que as diferenças observadas podem ter ocorrido por acaso ou por outras variáveis não controladas pelo estudo.

Contribuições acadêmicas: Estudos empíricos para testar a validar as teorias e conceitos já desenvolvidos são necessários e escassos no nível de empresas.

Contribuições práticas: A pesquisa contribui para o desenvolvimento, formulação e avaliação de políticas e estratégias específicas para o setor do turismo, com o objetivo de preservar a oferta turística e a geração de empregos e renda local.

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Bibliographies de l'auteur

Ananda Aparecida Rossi Bastos, Universidade de São Paulo

Especialista em Finanças pela Universidade Cidade de São Paulo (2012), graduada em Administração pela Escola Superior Aberta do Brasil ( 2021) e em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo (2006). Experiência de 17 anos trabalhados no setor bancário com certificação profissional pela Anbima. Mestranda em Turismo pela Universidade de São Paulo.

Paulo Henrique Assis Feitosa, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências Econômicas (2017) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Graduado em Ciências Econômicas (2006) e Mestre em Economia (2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Atualmente é Professor Doutor (MS-3, RDIDP) da Universidade de São Paulo - USP. É Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP. É Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo - PPGTUR/EACH/USP. É Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica PPGEP/POLI/USP. É Editor Associado das revistas Innovation & Management Review - INMR e Podium Sport, Leisure and Tourism Review. É líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Estratégia e Inovação em Tecnologias Digitais. Foi bolsista de Pós-Doutorado da FAPESP no Departamento de Política Científica e Tecnológica - DPCT/UNICAMP (2018). Foi pesquisador visitante no Science Policy Research Unit - SPRU na Universidade de Sussex, Reino Unido (2015-2016). Tem experiência na área de Economia Industrial e da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia, Inovação, Indústria, Desenvolvimento e Economia do Turismo.

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Publiée
2024-08-08