ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA

PESQUISA COM DOCENTES DO CEARÁ

  • Márcio Kleber Morais Pessoa
  • Manoel Moreira de Sousa Neto
Palavras-chave: Trabalho docente, Ensino remoto emergencial, Pandemia, Adoecimento

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar a situação dos docentes da rede estadual de educação básica do Ceará em relação ao
ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com amostra válida:
281 professores responderam a um questionário online autoadministrado com nível de confiança de 90% e com erro amostral
de 5%. A aplicação ocorreu entre abril e maio de 2021, sendo utilizada a técnica “bola de neve”. O formulário online
possuía “travas de segurança” que encerravam a aplicação, caso o respondente não atendesse ao perfil. Os dados coletados
indicam que os docentes realizaram mais trabalho extraclasse. O atendimento personalizado a alunos também aumentou,
ocorrendo principalmente por meio de aplicativo de mensagens, o que requer conectividade 24h por dia, 7 dias por semana.
A consequência disso (a partir da percepção dos sujeitos) é que o adoecimento docente se intensificou, principalmente
problemas relacionados à saúde mental, à visão e à coluna, perna ou pé. Por outro lado, problemas vocais foram
amenizados.

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Referências

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Publicado
2023-01-17