ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA
PESQUISA COM DOCENTES DO CEARÁ
Abstract
Este texto tem como objetivo analisar a situação dos docentes da rede estadual de educação básica do Ceará em relação ao
ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com amostra válida:
281 professores responderam a um questionário online autoadministrado com nível de confiança de 90% e com erro amostral
de 5%. A aplicação ocorreu entre abril e maio de 2021, sendo utilizada a técnica “bola de neve”. O formulário online
possuía “travas de segurança” que encerravam a aplicação, caso o respondente não atendesse ao perfil. Os dados coletados
indicam que os docentes realizaram mais trabalho extraclasse. O atendimento personalizado a alunos também aumentou,
ocorrendo principalmente por meio de aplicativo de mensagens, o que requer conectividade 24h por dia, 7 dias por semana.
A consequência disso (a partir da percepção dos sujeitos) é que o adoecimento docente se intensificou, principalmente
problemas relacionados à saúde mental, à visão e à coluna, perna ou pé. Por outro lado, problemas vocais foram
amenizados.
Downloads
References
ALVES, Thaís Lopes de Lucena; AMORIM, Amanda Florense Alves; BEZERRA, Maria Clara Cunha. “Nenhum a menos”! A adaptação ao home office em tempos de COVID-19. Revista de Administração Contemporânea, v. 25, n. spe, e200234, 2021.
ALVES, Wanderson Ferreira. A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230089, 2018.
ARAÚJO, Tânia Maria de; CARVALHO, Fernando Martins. Condições de trabalho docente e saúde na Bahia: estudos epidemiológicos. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 107, p. 427-449, 2009.
ARAÚJO, Tânia Maria de; REIS, Eduardo José Farias Borges dos; CARVALHO, Fernando Martins; PORTO, Lauro Antonio; REIS, Israel Costa; ANDRADE, Jonathan Moura de. Fatores associados a alterações vocais em professoras. Cad. Saúde Pública, v. 24, n. 6, p. 1229-1238, 2008.
ATKINSON, Rowland; FLINT, John. Accessing hidden and hard-to-reach populations: snowball research strategies. Social Research Update, n. 33, p. 1-4, 2001.
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: Ed, UFMG, 1999.
BARROS, Suélem Silva de; ÂNGELO, Rita di Cássia de Oliveira; UCHÔA, Érica Patrícia Borba Lira. Lombalgia ocupacional e a postura sentada. Rev. Dor, v. 12, n. 3, p. 226-230, 2011.
BEDIN, Barbara. Direito à desconexão do trabalho frente a uma sociedade hiperconectada. Revista de Direito do Trabalho e Meio Ambiente do Trabalho, v. 4, n. 2, p. 18-39, 2018.
BRASIL. Lei Nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm Acesso em: 01 dez. 2022.
BRITTO, Tatiana Feitosa de. O que os professores (não) podem dizer? A experiência canadense e a “Escola Sem Partido”. Revista Brasileira de Educação, v. 24, e240019, 2019.
GOMES, Anna Caroline Guimarães; CASTRO, Laís Rytholz; BRITO, Lara Medeiros Pirauá de; CUNHA, Mariana Alves da; RIBEIRO, Marina Viegas Moura Rezende. Miopia causada pelo uso de telas de aparelhos eletrônicos: uma revisão de literatura. Rev. Bras. Oftalmol., v. 79, n. 5, p. 350-353, 2020.
PENTEADO, Regina Zanella; COSTA, Belarmino Cesar Guimarães da. Trabalho docente com videoaulas em EaD: dificuldades de professores e desafios para a profissão docente. Educação em Revista, v. 37, e236284, 2021.
PESSOA, Márcio Kleber Morais. Análise das transformações na organização do trabalho docente de professores da rede estadual do Ceará. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021.
SILVA, Ivan Conceição Martins da; SILVA, Marina Hastenreiter; SANTOS, Mayra Laborda. Condições de trabalho em casa durante a pandemia: uma análise do discurso do sujeito coletivo dos trabalhadores do setor de agências de turismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, v. 15, n. 1, 2200, 2021. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.
SOUZA, Katia Reis de et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, e00309141, 2021.