Capital cultural e educação

um estudo de caso com estudantes do ensino superior

Palavras-chave: educação; capital cultural; trajetória escolar; violência simbólica; arbitrário cultural.

Resumo

Considerando os impactos do contexto familiar e social na Educação Básica e seus resultados na vida dos alunos, objetiva-se compreender de que forma a trajetória escolar interfere na vida acadêmica no ensino superior considerando o capital cultural e demais conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu. Para tanto, procede-se ao estudo de caso com alunos dos cursos de graduação de Pedagogia e de Direito de uma instituição de ensino superior de Joinville, utilizando-se de questionários como instrumento de coleta de dados. Desse modo, observou-se que as realidades sociais presentes nos diferentes contextos impactam diretamente no desempenho acadêmico dos estudantes e relaciona-se com demais valores culturais de seu meio familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, P. A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1993.

BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2007.

BOURDIEU, P. Ciências Sociais: a economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2018.

BOURDIEU, P; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. Petrópolis: Vozes, 2001.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas S. A., 2008.

JOURDAIN, A; NAULIN, S. A teoria de Pierre Bourdieu e seus usos sociológicos. São Paulo: Vozes, 2017.

LEBARON, F. Capital. In: CATANI, A. M; NOGUEIRA, M. A; HEY, A. P; MEDEIROS, C. (org.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MAUGER, G. Violência simbólica. In: CATANI, A. M; NOGUEIRA, M. A; HEY, A. P; MEDEIROS, C. (org.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

NOGUEIRA, M. A. Arbitrário cultural. In: CATANI, A. M; NOGUEIRA, M. A; HEY, A. P; MEDEIROS, C. (org.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

NOGUEIRA, M. A. Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão. Revista Brasileira de Educação, Minas Gerais, v. 26, n. 26, p. 133-184, maio 2004.

RODRIGUES, A. T. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

TIMÓTEO, E. I; CARVALHO, A. C. F. A violência Simbólica e e Espaço Escolar. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Ceará, v. 10, n. 31, p. 194-201, set. 2016.

WACQUANT, L. Habitus. In: CATANI, A. M; NOGUEIRA, M. A; HEY, A. P; MEDEIROS, C. (org.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
Publicado
2023-09-06