MONTAGENS, SINTOMAS E IMAGENS: ALTERNATIVAS PARA UMA PRÁXIS URBANA EMERGENTE NA CONTEMPORANEIDADE

  • Lucas Boeira Bittencourt
  • Paulo Reyes
Palavras-chave: Imagem; Montagem; Urbanismo; Cidade contemporânea

Resumo

O artigo problematiza a abordagem sintética das imagens no âmbito do campo disciplinar do Urbanismo, especificamente a partir do pensamento de Kevin Lynch. Compreende-se a noção de imaginabilidade da cidade conforme proposta pelo autor na esteira de uma disposição cartesiana e funcionalista das imagens urbanas. Essa disposição da imagem opera por sínteses, ou seja, visando o apaziguamento ao invés do conflito. Como contraponto, este trabalho explora a montagem de imagens como possibilidade de “rasgar” a imaginabilidade urbana. Dessa forma, busca aproximá-la do sentido de uma práxis emergente, porque ocupa-se de complexificar os pressupostos essenciais e universais da teoria urbana, criticando sua racionalidade intrínseca e fazendo “emergir” seus próprios sintomas, numa via estética e política. A montagem é um procedimento tomado da filosofia e das vanguardas artísticas, que consiste simultaneamente em um modo de pensamento e uma forma de expressão. A noção de rasgadura consiste na abertura de sentidos que o conflito permite, expondo os sintomas. É uma operação que resulta sempre em imagens plurais e heterogêneas, explorando não só dimensões estéticas, mas também políticas. As noções de imagem, montagem, rasgadura e sintoma são compreendidas a partir de Georges Didi-Huberman e Walter Benjamin, e a discussão sobre estética e política a partir de Jacques Rancière. Ao criticar o sintetismo das imagens urbanas, operando em montagem, o trabalho experimenta possibilidades alternativas para uma práxis emergente na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLOA, E. Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BAUDELAIRE, C. As flores do mal. Tradução Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2019.
BENJAMIN, W. Imagens do pensamento. In: Rua de mão única (Obras Escolhidas v. 2). Tradução José Carlos Martins Barbosa. 6a ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. ______. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. ______. Origem do drama trágico alemão. Tradução João Barrento. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
BITTENCOURT, L. B. A imagem aberta da cidade: ou o duplo regime das imagens rasgando as categorias de síntese em Kevin Lynch. 2021. [dissertação de mestrado], Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional, Porto Alegre, 2021.
CHOAY, F. O urbanismo: utopias e realidades, uma antologia. 6a ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2010. ______. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013. ______. A semelhança informe: ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015. ______. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
JACQUES, P. B. Montagem urbana: uma forma de conhecimento das cidades e do urbanismo. In: JACQUES, P. B.; BRITTO, F. D.; DRUMMOND, W. (Org.). Experiências metodológicas para compreensão da complexidade da cidade contemporânea: IV. Memória, narração, história. Salvador: EDUFBA, 2015. p. 47-94 (t.4).
LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. 2a ed. São Paulo: Perspectiva, 1977.
______. Urbanismo. 1a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
LÖWY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Tradução Jeanne Marie Gagnebin; Marcos Lutz Müller. São Paulo: Boitempo, 2005.
LYNCH, K. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
LYNCH, K.; BANERJEE, T.; SOUTHWORTH, M. City sense and city design. Cambridge: MIT Press, 1990.
MELVILLE, H. Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street. Tradução Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
MOLDER, M. F. “Em tempos sonhei” [prefácio]. In: REYES, Paulo. Projeto [não] projeto: quando a política rasga a técnica. Porto Alegre: Sulina, 2022.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009. _______. O que é estética. Lisboa: KKYM, 2011. Disponível em: _______. O desentendimento: política e filosofia. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
REYES, P. Projeto por cenários: o território em foco. Porto Alegre: Sulina, 2015. _______. Projeto [não] projeto: quando a política rasga a técnica. Porto Alegre: Editora Sulina, 2022.
ROVATI, J. F. Urbanismo e planejamento urbano: os desafios de uma bibliografia de referência. Projectare, Pelotas, v. 5, p. 91–104, 2013.
VELLOSO, R. Urbano - Constelação. Belo Horizonte: Cosmópolis, 2022.
Publicado
2023-02-08